Notícias

Patologia deve incluir 10 novos procedimentos na CBHPM em 2022

Categoria: Notícias Publicado por: editorst Publicado em: 22/02/2022

 

A SBP está trabalhando junto à Comissão Nacional de Honorários Médicos e Sociedades de Especialidade (CNHM) a inclusão de pelo menos 10 novos procedimentos na Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) até o final do ano.

O objetivo é, já na reunião da comissão em abril, levar a discussão de um bloco de quatro deles: sequenciamento por NGS.

“Esses procedimentos já são realizados, mas não são codificados na CBHPM, é preciso calcular a complexidade de todo o processo e o material envolvido, sua complexidade e a expertise necessária para realizá-lo,” afirmou o vice-presidente para Assuntos Profissionais da SBP, Emílio Assis.

Esse será o argumento-base para que a entidade atue junto à CNHM, para também revisar alguns procedimentos já inclusos na CBHPM e justamente atualizar a codificação, reconhecendo a complexidade da metodologia, para elaborar uma proposta de hierarquização atualizada. Esse trabalho da SBP deve começar entre julho e agosto.

“Os procedimentos hoje oferecem muito mais detalhes para elaboração de prognósticos, até pela própria evolução da medicina e da patologia em si, daí a necessidade de discutir essa atualização”, completou Emílio Assis. “Desde a criação da CBHPM, em 2003, os custos de materiais, incluindo manutenção preventiva, são corrigidos.

Agora é a vez da parte médica atualizar esses dados, pois as mudanças nas duas últimas décadas foram relevantes para a patologia, em especial para patologia molecular”.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Relatório de Atividades SBP – Abril 2022

20 de maio de 2022 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação – Eleições 2022

6 de abril de 2022 - Notícias
Notícias

Relatório de Atividades SBP – Março 2022

1 de abril de 2022 - Notícias
Notícias

Relatório de Atividades SBP – Fevereiro/2022

1 de abril de 2022 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo