Informações para o concurso do Título de especialista

A Sociedade Brasileira de Patologia realiza todos os anos o concurso para obtenção do Título de Especialista em Patologia, reconhecido pela Associação Médica Brasileira. É fundamental que, após a aprovação no concurso, o candidato se inscreva na Comissão Nacional de Acreditação (CNA) para começar a pontuar em seu sistema.

Critérios para submeter-se a prova

1. Possuir diploma de médico, emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

2. Ter concluído três anos completos de Residência Médica em Patologia reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com comprovante de término da mesma  OU

Ter concluído três anos completos de Programa teórico-prático na especialidade, em Programas de Especialização reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Patologia, com matriz de competênciais igual ao de Programa de Residência Médica em Patologia reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica/MEC.

3. Ter concluído treinamento/capacitação em Patologia, por no mínimo 6 anos completos, comprovado através de carta do diretor da instituição em que se executou o treinamento, contemplando as áreas de necrópsia, patologia cirúrgica e citopatologia.

4. Possuir registro definitivo no Conselho Regional de Medicina.

5. Fazer download do Curriculum Vitae, preencher e encaminhar para o e-mail titulo@sbp.org.br. O CV é imprescindível para finalizar a inscrição. Baixe o modelo de Curriculum Vitae aqui.

6. Envio de certidão ético-profissional de nada consta emitida pelo CRM.

 

Observações Importantes:

• As inscrições somente serão válidas se estiverem acompanhadas de toda a documentação exigida.

• Verificado, a qualquer tempo, que a inscrição recebida não atende a todos os requisitos estabelecidos neste documento, ou que contém qualquer declaração falsa ou inexata, a mesma será cancelada para todos os fins, mesmo que o candidato tenha sido aprovado.

• Toda declaração e/ou comprovante de conclusão deverá ser apresentada em impresso próprio da entidade emitente e com o nome legível do responsável sob a respectiva assinatura. Em caso de dúvida a comissão do título de especialista poderá exigir prova de autenticidade do documento reconhecida em cartório.

• A não integralização dos procedimentos de inscrição (pagamento da taxa de inscrição, entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida, do currículo e dos certificados) implica em desistência do candidato e sua conseqüente eliminação do concurso.

• O candidato só estará habilitado a realizar as provas após análise e aprovação da documentação pela comissão do título. Cada candidato receberá um e-mail comunicando-o se está apto ou não a realização do concurso.

• Em casos de dúvidas quanto à documentação, a comissão de qualificação entrará em contato com o candidato, preferencialmente, via e-mail. Se não houver resposta, a secretaria da SBP fará três tentativas de contato via telefônico por três dias consecutivos. Caso não seja possível contatar o candidato, a inscrição será cancelada.

• Será proibido qualquer tipo de consulta durante a prova, como a celulares, tablets, terceiros ou qualquer dispositivo eletrônico ou físico. O desrespeito a esta normal implicará na desclassificação imediata do candidato.

• Não haverá hipótese de segunda chamada ou justificativa de falta, sendo considerado eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma das provas.

• Qualquer candidato que necessite de condições especiais para realização do concurso deverá comunicá-la no ato da inscrição, para adequação da estrutura de aplicação da prova.

• A candidata lactante que precisar amamentar durante a realização das provas poderá requerer, fazendo a opção na ficha de inscrição.

• Não haverá prorrogação de tempo previsto para a realização das provas em virtude de afastamento do candidato, por qualquer motivo, da sala de exame.

• A entrega de cópia do caderno de questões de todas as fases das provas aos candidatos, tão logo a respectiva fase da prova seja encerrada.

• A disponibilização de gabarito das questões de todas as fases das provas, tão logo a respectiva fase da prova seja encerrada.

• A disponibilização de acesso dos candidatos ao espelho de correção das respectivas provas, preferencialmente por meio da internet, com a antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas ao prazo de interposição de recurso pelo candidato;

• A possibilidade de interposição de recurso pelos candidatos contra o resultado de qualquer fase da Prova/Exame, por meio idôneo e facilitado, concedendo prazo mínimo de 48 (quarenta e oito) horas para tanto, contado a partir da efetiva ciência do candidato sobre tal resultado;

1 – Os candidatos que não são associados da Sociedade Brasileira de Patologia deverão enviar cópias simples dos documentos comprobatórios para a sede da SBP (Rua Topázio, 980 Vila Mariana – São Paulo/SP CEP 04105-063), ou digitalizadas por e-mail (titulo@sbp.org.br):

  •   Diploma de graduação;
  •   Certificado de residência médica;
  •   Comprovante de endereço;
  •   R.G;
  •   CPF;

2 – O certificado será entregue no endereço indicado no ato da inscrição, em um prazo médio de 30 a 45 dias. Após este prazo, contactar diretamente a AMB pelo telefone (11) 3178-6800.

Provas

O exame constará das seguintes provas

1. Prova teórica (valor total 10,0 pontos, peso 4)
Constará de 50 testes de múltipla escolha com 5 alternativas cada. O conteúdo abrangerá Patologia Geral, Patologia Especial, Patologia Cirúrgica, Patologia Molecular e Citopatologia.

2. Prova de microscopia (valor total 10,0 pontos, peso 4)

Constará de casos de biópsias, peças cirúrgicas e exames citopatológicos (cérvico-vaginais, líquidos cavitários e punções aspirativas), sobre os quais poderão ser solicitados: descrição microscópica, hipótese diagnóstica principal, diagnósticos diferenciais e/ou técnicas a serem aplicadas para melhor elucidação do caso. As questões poderão ser no formato de múltipla escolha ou discursivas.  Poderão ser incluídas colorações especiais e lâminas de imunoistoquímica. Os casos serão visualizados em computadores sob a forma digital, a partir de lâminas escaneadas.

3. Prova de macroscopia/autópsia (valor total 10,0 pontos, peso 2)

Constará de imagens de macroscopia de peças de patologia cirúrgica e/ou necrópsias. As questões poderão ser no formato de múltipla escolha ou discursivas. Poderão ser incluídas imagens microscópicas relevantes para cada caso.

 

DA APROVAÇÃO (PARA CANDIDATOS COM RESIDÊNCIA MÉDICA EM PATOLOGIA JÁ CONCLUÍDA):

O candidato que obtiver média igual ou superior a 7,0 nas 3 provas será considerado aprovado.

O candidato que obtiver média igual ou superior a 7,0 em apenas 1 ou 2 provas será considerado aprovado, desde que a média ponderada final das 3 provas ([teórica x 4 + microscopia x 4 + macroscopia/autópsia x 2)]/10) seja igual ou superior a 7,0.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Título de Especialista ad referendum da diretoria da SBP.

 

PROGRAMA DE TITULAÇÃO SERIADA

Médicos residentes de Programas credenciados pela CNRM e médicos em Programa de estágio equivalente ao da Residência Médica (reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Patologia) poderão se inscrever para realização da prova anual de Título Especialista, ao completar o primeiro ou segundo ano do programa, buscando bonificação para Prova de obtenção de Título de Especialista a ser realizada ao final do terceiro ano de treinamento.

  • A realização das provas pelos médicos residentes e estagiários com um ou dois anos de treinamento terá objetivo de obter bonificação na prova ao final do terceiro ano e, portanto, independentemente das notas obtidas, não permitirá ao médico pleitear a aprovação e/ou confecção de Título de Especialista.
  • O médico residente ou estagiário concluinte do 1º ano de treinamento que obtiver nota igual ou superior a 5,0 na média ponderada final da prova (incluindo prova teórica, de microscopia e de macroscopia/autópsia), receberá a bonificação de 0,5 ponto da nota da média ponderada final na Prova de obtenção de Título de Especialista a ser realizada ao final do terceiro ano de treinamento.
  • O médico residente ou estagiário concluinte do 2º ano de treinamento que obtiver nota igual ou superior a 6,0 na média ponderada final da prova (incluindo prova teórica, de microscopia e de macroscopia/autópsia), receberá a bonificação de 0,5 ponto da nota da média ponderada final na Prova de obtenção de Título de Especialista a ser realizada ao final do terceiro ano de treinamento.

 

Faça o download do edital 2024 aqui.

Ficha de inscrição

 

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL
Voltar ao topo