Siga-nos nas redes sociais:

Fórum de Ensino em Patologia (FEP)

A Patologia é parte essencial para a compreensão das doenças e, portanto, tem papel destacado na formação médica e dos demais profissionais de saúde. Criado em 2019, o Fórum de Ensino em Patologia (FEP), da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), tem por objetivo reunir e articular professores de Patologia de todo o Brasil para discutir e propor ações que possam contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem nesse campo do conhecimento.

Venha fazer parte do FEP. Quem pode participar?

A participação no FEP é aberta a professores de Patologia interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e em contribuir para melhorar o aprendizado da Patologia nos cursos de graduação da área da saúde. Todos os que puderem contribuir com suas ideias e experiências serão muito bem-vindos.

Como atuamos

  • Metacognição e métodos de ensino-aprendizagem, que trata das bases do aprendizado e de estratégias e recursos didático-pedagógicos, incluindo as ferramentas computacionais disponíveis.
  • Bases pedagógicas, que cuida dos objetivos e conteúdos das disciplinas, competências esperadas e novas abordagens no ensino da Patologia.
  • Avaliação do aprendizado.
  • Elaboração de material instrucional (figuras de macro e microscopia, casos clínicos, sessões anatomoclínicas e outros).

Faça agora mesmo a sua adesão ao FEP e venha integrar o grupo, juntando-se a nós nessa importante missão de contribuir para melhorar a qualidade da formação de médicos e dos demais profissionais de saúde no Brasil. Para isso, clique aqui (https://forms.gle/Lb4k1WFqBXLVmq8y9) e envie sua solicitação de adesão.

Videoaulas de Patologia sobre temas relacionados com a Covid-19

Entre as iniciativas do FEP, foram preparadas várias videoaulas sobre diversos aspectos da Patologia, tendo como base a Covid-19. Como a doença compromete vários órgãos sistemas, é um bom modelo de estudo. As lesões causadas pelo Sars-Cov-2 estão sendo cada vez mais estudadas e conhecidas pelos pesquisadores, entre os quais estão muitos professores de Patologia de várias faculdades de Medicina no Brasil. A ideia é disponibilizar a estudantes, professores de Patologia e profissionais de saúde conteúdos gerais sobre a doença (componentes do vírus, mecanismos de lesões, alterações morfológicas e fisiopatologia), sobre o comprometimento dos vários órgãos (pulmões, cérebro, coração, pele, rins, fígado e outros) e sobre outras abordagens integradoras, como correlação de achados anatomopatológicos com exames de imagem, papel e importância das necrópsias na Medicina e na Covid-19, e orientações sobre preenchimento da Declaração de Óbito. Além desses, estarão também disponíveis casos clínicos da doença. Ou seja, a intenção é explorar os vários aspectos da Patologia na Covid-19, o que muito ajuda na compreensão das doenças em geral.

As videoaulas abaixo já estão disponíveis. Nas próximas semanas, aparecerão outras sobre outros aspectos de interesse. Fique atento.

  • Fundamentos de Patologia Geral em um estudo de caso de covid-19 (Deilson Elgui de Oliveira);
  • SARS-Cov-2: estrutura e patogenia (Nathalie H. S. Canedo e Simone Gusmão Ramos);
  • Bases Morfológicas das manifestações dermatológicas na covid-19 (José Cândido C. Xavier Júnior e Marcel Arakaki Asato);
  • RadioPatologia da Covid-19 (Eliane Pedra Dias e Alair A. S. M. Damas dos Santos, com a colaboração de Monique Freire Santana, Luiz Carlos Lima Ferreira e Simone Gusmão Ramos);
  • Covid-19: achados pulmonares em autopsias completas no Amazonas (Dra. Monique Freire e Dr. Luiz Ferreira)
  • Acesse: https://www.youtube.com/playlist?list=PLCxXaWrqH78O1BaHT-v8WVVJAlfl-tpxf

assinar a newsletter