3/1/2017 16:11:26 -  Retrospectiva SBP 2016

Um presente para os patologistas

Entre as ações para comemorar o #DiadoPatologista, a Sociedade presenteou os associados com acesso online e gratuito a 29 títulos da coleção Diagnostic Pathology. Os livros englobam os principais temas da anatomia patológica e podem ser acessados pelo computador, tablet ou celular.

A lista completa dos títulos disponíveis está no site: http://goo.gl/oKHBbg

Curso pré-prova de título

A Sociedade Brasileira de Patologia realizou nesse ano a primeira edição do Curso “Cheat Sheet”, destinado a médicos residentes de patologia e patologistas, incluindo aqueles inscritos na prova de Título de Especialista da SBP. O evento serviu como uma preparação para o teste, discutindo pontos importantes para a especialidade.

Com o sucesso do evento e para permitir que associados de outros estados também pudessem se preparar, a Sociedade disponibilizou o acesso online a todos os vídeos do curso.

Faça seu login e reveja esse evento: http://goo.gl/J6yyrN

Parceria EPOAHT

Outro ponto alto do ano foi a parceria firmada entre a Sociedade Brasileira de Patologia e a Escola de Patologia Oncológica Avançada Humberto Torloni (EPOAHT), do A.C. Camargo Cancer Center. A partir de maio de 2016, as duas entidades extremamente importantes para a especialidade passaram a organizar eventos em conjunto. Além disso, associados da SBP passaram a contar com descontos nas inscrições avulsas dos cursos e na anuidade da EPOAHT para 2017.

Nova prova de título

Pela primeira vez em mais de 60 anos, a prova para obtenção de Título de Especialista em Patologia teve sua parte prática feita inteiramente com lâminas digitalizadas, com os candidatos podendo visualizá-las pelo computador. Esse avanço é o embrião para a realização da prova de título em mais de uma cidade simultaneamente já em 2017.

Valorização da Patologia

Na luta constante pela valorização da Patologia brasileira, a SBP realizou ações para melhorar a remuneração dos procedimentos. No âmbito da ANS, a Sociedade argumentou e conseguir se fazer ouvir de modo que irá participar do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde, na definição de indicadores adotados pela ANS e com programa de acreditação (o PACQ).

A SBP também buscou valorizar o papel do patologista no SUS e esteve reunida em diversas ocasiões com representantes do Ministério da Saúde buscando inclusão de novos procedimentos que não constam na tabela atual, como Hibridização, bem como uma melhor remuneração.

Este trabalho deve seguir durante 2017, e nos anos vindouros, uma vez que ele é contínuo, e precisamos de você patologista ao nosso lado para conseguir isso.

Parceria FGV

O ano também foi marcado pela consolidação de parceria entre a SBP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para oferecer cursos de planejamento e gestão de laboratórios. O objetivo é contribuir com esse tipo de formação fundamental para médicos patologistas, diretores e gerentes de laboratórios de anatomia patológica que buscam manter-se competitivos nesse mercado.

Muitos outros cursos devem acontecer em 2017, fique ligado! É a SBP entregando valor ao associado por meio da construção de pontes entre instituições.

PACQ

Uma conquista importante para a Patologia brasileira, o Programa de Acreditação e Controle da Qualidade (PACQ) nasceu em 2016 para auxiliar os serviços a alcançarem excelência em seus processos e procedimentos, considerando a legislação pertinente para proporcionar segurança aos pacientes e colaboradores, assim como credibilidade junto aos médicos e à sociedade.

O programa voluntário foi estruturado por patologistas para que, com o menor investimento, os laboratórios se qualifiquem junto aos planos de Saúde e à ANS.

Saiba mais: http://www.pacq-sbp.org.br

Defesa profissional

Durante o ano, a Sociedade Brasileira de Patologia continuou seu trabalho constante em defesa da especialidade e seus profissionais. Procuramos fortalecer o relacionamento com as outras entidades médicas e regulatórias, buscando tornar claro o papel e a importância do médico patologista no diagnóstico, papel esse cada vez mais crescente com a complexidade dos dados que se fazem necessários. Esse trabalho foi realizado com o apoio da legislação vigente (resolução 2074/2014 do CFM), da Lei do ato médico e com o embasamento de pareceres e documentos da SBP.

Como exemplo se pode citar duas situações de destaque. Uma denúncia encaminhada para o Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso (CRM-MT) contra a Unimed de Cáceres, referente a contratos para a realização de exames anatomopatológicos com laboratórios de análises clínicas. No final, a Patologia e os pacientes saíram vitoriosos, com o cancelamento dos contratos irregulares após abertura de sindicância. Outra situação similar corre no momento no CREMESP, com expectativa de igual resultado. É fundamental ressaltar a importância do papel do associado nessas conquistas, seja participando ativamente da SBP para fortalecer a Sociedade ou mesmo ajudando a trazer à tona essas situações irregulares.

Saiba mais: https://goo.gl/CYh8AR



Sociedade Brasileira de Patologia
Rua Topázio, 980 - Vila Mariana
São Paulo – SP
CEP: 04105-060
Fone: (11) 5080-5298