SBP participa de oficina do Ministério da Saúde com os CACONs, em Brasília
Nesta última sexta-feira, 25 de julho, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) marcou presença na oficina promovida pelo Ministério da Saúde com os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACONs), em Brasília (DF). Estiveram presentes representando a SBP o presidente, Dr. Gerônimo Júnior, o vice-presidente para Assuntos Profissionais, Dr. Emílio de Assis, e o presidente do Conselho Consultivo, Dr. Clóvis Klock.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto em execução pelo Ministério da Saúde, cujo foco é o fortalecimento dos CACONs por meio da reestruturação dos serviços, da qualificação dos profissionais e da valorização da rede oncológica existente. Os participantes foram organizados em grupos de trabalho, onde discutiram os principais desafios e caminhos possíveis para a consolidação de um plano nacional mais eficiente e resolutivo.
Segundo o Dr. Gerônimo Jr., a SBP teve voz ativa em todos os momentos, contribuindo de forma técnica na construção coletiva das diretrizes que nortearão essa iniciativa: “A SBP reafirma seu compromisso com a melhoria do diagnóstico oncológico no País, com ênfase na valorização do patologista e na qualificação contínua desses profissionais, reconhecendo seu papel central para a efetividade e agilidade no cuidado ao paciente com câncer”.
O projeto conta, ainda, com o envolvimento de outras sociedades de especialidades e instituições de referência, entre elas o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o A.C.Camargo Cancer Center, que passou a integrar o escopo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) como centro de apoio diagnóstico e de formação em Anatomia Patológica.