Informações para a população (Releases)

Câncer antes dos 50: podcast alerta para avanço da doença após morte de Preta Gil

Categoria: Informações para a população (Releases) Publicado por: editorst Publicado em: 29/07/2025

Câncer antes dos 50: podcast alerta para avanço da doença após morte de Preta Gil

 

Parceria entre Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Clínica (SBCO) chama atenção para diagnóstico precoce e mudanças no perfil da doença.

 

O falecimento da cantora e empresária Preta Gil, aos 50 anos, em decorrência de um câncer colorretal, trouxe à tona uma realidade preocupante: o câncer vem atingindo cada vez mais pessoas com menos de 50 anos.

Publicado na revista The Lancet Oncology, um estudo com dados até 2017 mostrou que, em 27 de 50 países, a taxa de câncer colorretal em pessoas com 25 a 49 anos. Outro estudo publicado na mesma revista anota que, apenas na Austrália, evidenciou que os casos de câncer colorretal triplicaram entre as gerações nascidas a partir da década de 1990, em comparação com as nascidas nos anos 1950. 

Embora os dados se concentrem no câncer colorretal, o aumento de casos entre mais jovens é um fenômeno mais amplo. Um levantamento global publicado na revista BMJ Oncology revelou que, entre 1990 e 2019, os diagnósticos de câncer em pessoas de 14 a 49 anos aumentaram 79%.

“Todos nós que lidamos com o câncer diariamente já vínhamos percebendo essa tendência”, afirma o Dr. Jorge Lyra, cirurgião oncológico e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

Além do câncer colorretal, outros tipos de tumores têm crescimento expressivo entre pessoas com menos de 50 anos, mama, tireoide, câncer uterino, renal, apêndice, de bile intra-hepática, pâncreas e fígado. 

“A previsão é que, entre 2029 e 2030, o câncer ultrapasse as doenças cardiovasculares como principal causa de morte no Brasil. E isso não está ligado apenas ao envelhecimento da população, mas ao aumento de casos entre jovens adultos”, explica o Dr. Arthur Gentili, patologista da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Segundo o especialista, cerca de 80% dos casos estão associados a fatores ambientais, como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool. A herança genética também tem seu peso, mas o estilo de vida tem se mostrado determinante.

Informação e prevenção

Para ampliar o debate e levar informação de qualidade à população, a SBP lançou um novo episódio do podcast O Patologista em Podcast, com o tema: “Antes dos 50: o câncer virou assunto de jovem?”. Com a participação dos doutores Jorge Lyra e Arthur Gentili, o episódio aborda os principais tipos de câncer que acometem adultos jovens, os fatores de risco, os sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce.

A iniciativa marca também a parceria entre a SBP e a SBCO na conscientização sobre o avanço do câncer em faixas etárias mais jovens, promovendo uma atuação conjunta entre especialistas em diagnóstico e tratamento. 

A SBP ressalta que o tema exige atenção prioritária e se coloca à disposição da imprensa para entrevistas com especialistas que possam aprofundar esse debate, trazendo dados, reflexões e caminhos possíveis para enfrentar o problema.

O episódio já está disponível no Spotify. Ouça aqui:


https://open.spotify.com/episode/0k3IGnJCpRvd1iKD9WsI26?si=C-0Mux9yTJ6RM8YSx-U07g

 

Para entrevistas e mais informações à imprensa:

 

Agência RS Health | Vinícius Lima
viniciuslima@agenciars.co | (11) 96616-7167

 

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Informações para a população (Releases)

SBP participa de oficina do Ministério da Saúde com os CACONs, em Brasília

29 de julho de 2025 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

Demografia Médica 2025: Pesquisa aponta déficit alarmante de médicos patologistas no Brasil

26 de maio de 2025 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

Uso de Vibradores e outros Objetos pode Disseminar HPV, Vírus Relacionado ao Câncer de Colo de Útero

17 de janeiro de 2025 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

Novembro Azul: Exame de toque retal não deve ser tabu para diagnóstico precoce do câncer de próstata, aconselham especialistas

6 de novembro de 2024 - Informações para a população (Releases)
Ver todas as matérias
Voltar ao topo