Área Pública

Vitória da SBP – Governo anuncia reajuste na tabela de anatomopatologia da mama

Categoria: Área Pública Publicado por: admsbp Publicado em: 24/10/2017

A SBP iniciou ano passado uma aproximação com o Ministério da Saúde. Em uma reunião inicial, expomos os graves problemas que a Patologia estava passando no SUS, em especial referente aos honorários médicos. Devemos salientar que a baixa remuneração é praticada também por algumas operadoras de saúde.

A área técnica do Governo entendia que a Patologia estava com valores muito defasados, pois, segundo eles, a tabela da especialidade era muito antiga e não sofreu os reajustes necessários. Após grande trabalho conduzido pelos Drs. Renato Lima, Emilio Assis e Elias Fernando Miziara, este ano a SBP apresentou uma proposta de tabela da Patologia, com a inclusão de novos códigos, contemplando os novos procedimentos e com reajuste de várias técnicas, indo de 80% a 150%.

Em 2017, algumas Sociedades de Especialidades e a AMB entraram nessa luta, manifestando apoio à melhoria dessa tabela. Podemos destacar as Sociedades Brasileiras de Oncologia Clinica, de Radioterapia e de Cirurgia Oncológica. Devemos destacar o apoio que tivemos da Fundação Oncoguia, especialmente por meio da presidente Luciana Holtz e do assessor jurídico Tiago Farina Matos, que inclusive conseguiu o apoio da FEHOSP. A participação da SBP nos Fóruns da Oncoguia foi fundamental para que a população, o governo e outras entidades médicas pudessem compreender que este cenário é uma dos responsáveis pelos grandes gargalos no tratamento e diagnóstico do câncer.

Tivemos outra reunião esse ano, novamente com a presença de Dra. Maria Inês Gadelha, que foi uma das pessoas dentro do Governo Federal que abraçaram a causa da Patologia. Ela nos informou que os reajustes iniciariam com os procedimentos de mama, cujo anúncio seria na celebração do Outubro Rosa. Os demais estavam em análise dentro da área econômica do Governo Federal e, possivelmente esse ano, mais alguns podem ser atualizados.

Esse trabalho junto ao SUS, melhorando os valores praticados, era uma das grandes bandeiras da nossa gestão. Assim, gostaria de agradecer a todos que participaram dessa luta.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

USCAP 2024 – Bolsa para residentes com trabalhos aceitos

6 de fevereiro de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo