SBP News

Simpósio Síndromes Hereditárias do Câncer reúne renomados pesquisadores no Rio de Janeiro – 21/06/2023

Categoria: SBP News Publicado por: editorst Publicado em: 20/06/2023

Dois dias de muita troca e atualização sobre as Síndromes Hereditárias do Câncer. O simpósio internacional realizado no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de junho, teve a participação de médicos geneticistas, oncologistas, cirurgiões, mastologistas e patologistas. Os convidados internacionais conhecidos pela sua expertise no estudo de tumores trouxeram as últimas atualizações sobre o tema. O editor dos Blue Books, da Organização Mundial de Saúde (OMS), Dr. Ian Cree, apresentou a Classificação das Síndromes Tumorais Hereditárias (GTS, na sigla em inglês) antecipando estudos que serão publicados na primeira edição do volume “Genetic Tumor Syndromes”, da série Blue Books, a ser lançado em novembro.

O oncogeneticista britânico Ian Frayling falou sobre testes genéticos, interpretação de variantes e também sobre a síndrome de Lynch, associada aos cânceres do cólon e reto, do endométrio, do estômago, do pâncreas e do trato urinário. Já a Dra. Joanne Ngeow Yuen Yie, do National Cancer Centre de Singapura relatou, entre outros temas, as síndromes hereditárias mais comuns relacionadas aos cânceres ginecológicos, de mama e ovário.

A Dra. Vania Nosé, autora do Diagnostic Pathology: Familial Cancer Syndromes, trouxe uma visão geral das síndromes de predisposição endócrina. No geral, a presença de síndromes hereditárias aumenta a probabilidade do surgimento de tumores nas pessoas portadoras. Os médicos brasileiros também trouxeram várias contribuições para as discussões. Entre eles, a Dra. Maria Isabel Achatz, Dra. Patrícia Ashton-Prolla, Dr. Bernardo Garicochea, Dr. José Claudio Casali, Dr. Rodrigo Guindalini e Dr. José Maurício Mota.

Os patologistas destacaram a importância da anatomia patológica e patologia molecular no manejo do dia a dia, junto ao paciente, abordando os avanços da área em suas palestras. Podemos citar, entre os vários presentes, a Dra. Isabela Werneck da Cunha, Dr. Felipe D´Almeida e Dra. Marina De Brot, associados da SBP, uma das organizadoras do evento, juntamente com a OMS, o UK Genetics Cancer Group e InSiGHT (Sociedade Internacional de Tumores Gastrointestinais Hereditários).

“As síndromes hereditárias têm grande relevância. A importância do reconhecimento dos indivíduos com predisposição ao desenvolvimento de tumores é enorme, para o indivíduo, para sua família e para o sistema de saúde. Uma responsabilidade de todos os especialistas envolvidos nos cuidados aos pacientes com câncer”, diz a Dra. Katia Leite, integrante do conselho consultivo da SBP e também do comitê editorial da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

SBP News

CBPato 24 – Prazo para envio de pôsteres termina hoje (SBP News: 22/05/2024)

21 de maio de 2024 - SBP News
SBP News

Garanta seu lugar no Seminário de Lâminas Digital do CBPato 24 (SBP News: 22/05/2024)

21 de maio de 2024 - SBP News
SBP News

SBP apresenta associados eméritos de 2024 (SBP News: 22/05/2024)

21 de maio de 2024 - SBP News
SBP News

Unicamp homenageia o patologista Dr. José Vassallo (SBP News: 22/05/2024)

21 de maio de 2024 - SBP News
Ver todas as matérias
Voltar ao topo