A SBP obteve uma importante vitória em reunião na quarta-feira, 12/7, em que participou representada pelo presidente, Dr. Clóvis Klock, e pelo vice-presidente de Assuntos Profissionais, Dr. Emílio de Assis. Na ocasião, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se comprometeu a rever o trecho da sua Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 786 que impediria o paciente de transportar o seu material biológico para o laboratório de sua escolha a partir de 1º de agosto.
A mudança de postura da Anvisa sobre o assunto ocorreu após mobilização iniciada pela SBP e que recebeu o apoio do Instituto Oncoguia, da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), do senador Paulo Albuquerque, que é também patologista, e do deputado federal Ruy Carneiro, que chegou a entrar com um requerimento de informações junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre o tema.
Também participaram da reunião com a Anvisa na semana passada a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).