SBP News

SBP no 5º Fórum Oncoguia de Câncer de Pulmão – 30/08/2023

Categoria: SBP News Publicado por: editorst Publicado em: 29/08/2023

O presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), Dr. Clóvis Klock, falou no 5º Fórum Oncoguia de Câncer de Pulmão, em Brasília, sobre o papel do médico patologista, que faz o diagnóstico do câncer por meio da análise de biópsia. “O diagnóstico tem que ser rápido, efetivo e de qualidade para que o tratamento seja rápido, efetivo e de qualidade – é esse o desejo da SBP”, afirmou o Dr. Klock.

A evolução da patologia, que hoje usa tecnologia e faz o perfil molecular do tumor no pulmão, foi mencionada pelo Dr. Klock, assim como o desafio do patologista nos últimos anos com a redução dos fragmentos de biópsia a serem analisados simultaneamente ao aumento dos testes a serem feitos. Também falou da importância de conservar bem a amostra para se chegar a um diagnóstico. “Mais de 30% das amostras dão inconclusivo nos testes moleculares por mau processamento ou má fixação” no Brasil, disse o Dr. Klock.

Ele também mostrou problemas detectados pelo Tribunal de Contas da União em 2018/2019. O TCU concluiu que a rede pública não está conseguindo reduzir a proporção de pacientes que recebem o diagnóstico de câncer quando a doença já está em estágios avançados. Entre eles, a carência de médicos patologistas para as necessidades do país, a falta de muitos procedimentos de patologia na rede pública e preços de alguns deles abaixo do preço de custo também foram mostrados pelo presidente da SBP.

O Dr. Klock falou ainda da importância de coibir o fumo, incluindo o de cigarros eletrônicos, e de diferenciar os tipos de laboratórios em legislações sobre patologia clínica e Anatomia Patológica comparando com laboratórios de fusão nuclear, que também são laboratórios, mas nem por isso são iguais a laboratórios de outros tipos.

A SBP foi citada por outros participantes do Fórum, como o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da Saúde, Dr. Fernando Maia. Ele disse que o material enviado pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) ao Ministério da Saúde está sendo utilizado para “pensar um plano real estritamente para a Anatomia Patológica”. Confira a fala do Dr. Fernando Maia nas nossas redes sociais!

A íntegra do Fórum, realizado pelo Instituto Oncoguia, Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) e Jota, está disponível na TV Oncoguia no YouTube e o início da apresentação do Dr. Klock está em 1h38

Saiba Mais

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

SBP News

SBP marca eleições para Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Ombudsman – 28/02/2024

27 de fevereiro de 2024 - SBP News
SBP News

Bolsa Daniela Salles é tema do primeiro SBP Online de 2024 – 28/02/2024

27 de fevereiro de 2024 - SBP News
SBP News

34º Congresso Brasileiro de Patologia receberá referências em Uropatologia e Citopatologia – 28/02/2024

27 de fevereiro de 2024 - SBP News
SBP News

Programa de Educação da SBP oferece bolsas de até R$ 10 mil para residentes – 28/02/2024

27 de fevereiro de 2024 - SBP News
Ver todas as matérias
Voltar ao topo