Informações para a população (Releases)

SBP e SBC apoiam nova estratégia contra câncer de colo uterino

Categoria: Informações para a população (Releases) Publicado por: admsbp Publicado em: 03/04/2023

O rastreio da doença por teste molecular para HPV para detecção precoce da doença é um avanço importante, segundo as duas sociedades médicas

São Paulo, xx de março de 2023 – A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC) manifestam-se em apoio integral à nova estratégia do Ministério da Saúde para controle e eliminação do câncer de colo do útero. A grande novidade é que ela incorpora o teste PCR, um exame molecular para detecção do papilomavírus humano (HPV na sigla em inglês), o principal causador da doença, ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A estratégia foi anunciada pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira, 22/3, em Recife, cidade em que está sendo executado um projeto piloto. Nele, o teste é feito para mulheres entre 25 e 64 anos, permitindo a detecção do vírus e facilitando o combate à doença. O projeto será expandido para todo o estado de Pernambuco e a ideia é que a nova estratégia chegue posteriormente a todo o Brasil, após debate com estados e municípios.

“Apoiamos totalmente esta nova visão do Ministério da Saúde em relação ao câncer do colo uterino e gostaríamos de participar das discussões para as diretrizes e execução deste projeto”, disse o Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, Dr. Clóvis Klock, após reunião com a Presidente da Sociedade Brasileira de Citopatologia, Dra. Neiva Paim, nesta quinta-feira, 23/3.  “Tanto a SBC quanto a SBP acreditam s que os exames para identificação do HPV com a detecção precoce da doença são uma forma efetiva para combater o câncer e queremos contribuir”, afirmou a Dra. Neiva Paim.

O teste molecular para o HPV é um instrumento adicional ao que já se faz nacionalmente para prevenir a doença, como os testes Papanicolau e a vacinação de meninas e menino, entre 9 e 14 anos, contra o HPV. De acordo om o Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é o quarto tipo mais comum entre a população feminina e pelo menos 6 mil brasileiras morrem a cada ano em decorrência da doença. O exame é recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia. E em agosto de 2022 aconteceu a sua 33ª edição. A SBP também produz a publicação “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.

Sobre a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC)

Fundada em 1956, a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC), sediada na cidade do Rio de Janeiro, congrega os médicos citopatologistas. Pioneira na América Latina é filiada da Associação Médica Brasileira (AMB). Em parceria, com a Academia Internacional de Citologia (IAC) e a Sociedade Latino-Americana de Citopatologia (SLAC), participa ativamente dos eventos científicos internacionais e das decisões que envolvem a citopatologia latino-americana.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Informações para a população (Releases)

31 de Maio: participe do Dia Mundial Sem Tabaco

30 de maio de 2023 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

Hepatites são a maior causa de câncer de fígado

30 de maio de 2023 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

A sua tireoide está funcionando corretamente? 

30 de maio de 2023 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

MPF exige contratação urgente de patologistas e oncologistas no RJ

30 de maio de 2023 - Informações para a população (Releases)
Ver todas as matérias
Voltar ao topo