Notícias

Posicionamento sobre o Novo Coronavírus

Categoria: Notícias Publicado por: admsbp Publicado em: 11/03/2020

A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) vem a público manifestar o repúdio à disseminação de fake news sobre o novo coronavírus (2019-nCov) que tanto desinformam a sociedade  e impactam na conscientização sobre o tema.

Informamos que a SBP tem o compromisso de produzir e difundir informação de qualidade, baseada em evidência científica. Nossa divulgação é feita exclusivamente em nossos canais oficiais, onde apresentamos os conteúdos por nós produzidos e referenciamos as fontes oficiais e fidedignas dos temas que são abordados.

A Sociedade Brasileira de Patologia, alinhada ao que orienta a Organização Mundial de Saúde, recomenda que sejam mantidas as medidas de prevenção de disseminação do vírus, com atenção especial para os idosos, gestantes, pacientes portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos.

Os dados atuais apontam que o potencial de transmissão do novo coronavírus é superior ao do H1N1, mas inferior ao do sarampo. Um estudo realizado com mais de 44 mil chineses diagnosticados com COVID-19 aponta que a maioria dos pacientes infectados (80,9%) apresentam sintomas leves, que se assemelham aos da gripe (influenza) e se recuperam em casa. Cerca de 5% deles necessita de hospitalização com cuidados intensivos. Sendo que isto é crescente conforme a idade. Os mais afetados são os idosos. Na faixa de 60 a 69 anos, a taxa de mortalidade é de 1 para cada 27 pacientes infectados. Os países mais impactados até o momento são a China, (que já demonstra sinais de desaceleração da transmissão e contágio), Coreia do Sul, Itália, Irã, Estados Unidos e Espanha.

Em todos os países a taxa de letalidade é inferior a de outras doenças virais similares, com exceção da Itália por ter uma concentração maior de idosos.

A Sociedade Brasileira de Patologia é uma entidade médica, de caráter científico, que não medirá esforços para combater fake news. 


São Paulo, 11 de março de 2020

 Kátia Ramos Moreira Leite
Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

USCAP 2024 – Bolsa para residentes com trabalhos aceitos

6 de fevereiro de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo