Informações para a população (Releases)

Outubro Rosa marca a prevenção contra o câncer de mama

Categoria: Informações para a população (Releases) Publicado por: admsbp Publicado em: 30/09/2022

A campanha ajuda a ampliar o número de mamografias realizadas nos meses seguintes

São Paulo, xx de outubro – A Campanha Outubro Rosa ganha força a cada ano e busca conscientizar sobre o câncer de mama. O rastreamento é feito por meio da mamografia e a recomendação é que seja realizada uma vez por ano, a partir dos 40 anos. No período das campanhas de conscientização e nos meses subsequentes amplia-se a procura pelos exames de mamografia.

Em 2020 e 2021 houve uma diminuição na realização de diversos exames. “No primeiro pico da pandemia da COVID-19, a queda na realização dos exames de mamografia e de biópsias  chegou a alcançar 60%. Em função disso, casos de câncer de mama deixaram de ser diagnosticados, levando à detecção da doença em estágios mais avançados”, explica a médica patologista, Marina De Brot, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e médica patologista titular do A.C.Camargo Cancer Center.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, no período 2020-2022, estima-se 66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano desse triênio, ou seja, 61,61 casos novos para cada 100 mil mulheres.

Algumas dicas de saúde incluem necessariamente os cuidados e atenção da mulher com o próprio corpo. “A observação em frente ao espelho de qualquer alteração na pele da mama, retração, vermelhidão, secreção no mamilo, caroço na mama ou axila e, ao perceber algo diferente, buscar atendimento com o médico ginecologista ou mastologista para avaliação e investigação. Especialmente, é essencial não deixar de fazer a mamografia anual de rastreamento a partir dos 40 anos, principal forma de detecção precoce do câncer de mama”, orienta a Dra. Marina De Brot.

Os fatores que aumentam o risco para câncer de mama, explica a Dra. Gerusa Tiburzio, diretora de Comunicação Social da SBP, são: “menarca (primeira menstruação) precoce, menopausa tardia, uso de medicações hormonais, obesidade na pós-menopausa, histórico familiar de câncer de mama, ovário ou pâncreas, e hábitos de vida, como o consumo de bebidas alcoólicas”. Ela explica que “para mulheres dos grupos de risco, a indicação para realizar a mamografia pode ser a partir dos 35 anos”.

O diagnóstico precoce está associado a melhor evolução e maiores taxas de cura, além de maior qualidade de vida para a paciente. “O médico patologista tem um papel importante na definição do diagnóstico. Após feita a biópsia pelo médico radiologista, este fragmento obtido é enviado para a análise. E é o patologista que avalia o material para dar o diagnóstico definitivo e examina o estudo imuno-histoquímico para marcadores prognósticos e preditivos. Estes resultados revelam a biologia tumoral, além de determinar o tratamento”, explica a Dra. Gerusa Tiburzio.

Só depois é que será iniciada a terapêutica, e é o patologista que faz a confirmação diagnóstica e fornece as várias características que vão definir o tratamento. Por isso, o patologista participa ativamente junto aos médicos oncologistas e mastologistas na determinação da melhor terapêutica.

Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia. E em agosto de 2022 aconteceu a sua 33ª edição. A SBP também produz a publicação “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Informações para a população (Releases)

31 de Maio: participe do Dia Mundial Sem Tabaco

30 de maio de 2023 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

Hepatites são a maior causa de câncer de fígado

30 de maio de 2023 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

A sua tireoide está funcionando corretamente? 

30 de maio de 2023 - Informações para a população (Releases)
Informações para a população (Releases)

MPF exige contratação urgente de patologistas e oncologistas no RJ

30 de maio de 2023 - Informações para a população (Releases)
Ver todas as matérias
Voltar ao topo