A Campanha Outubro Rosa ganha força a cada ano e busca conscientizar sobre o câncer de mama. O rastreamento é feito por meio da mamografia e a recomendação é que seja realizada uma vez por ano, a partir dos 40 anos. No período das campanhas de conscientização e nos meses subsequentes amplia-se a procura pelos exames de mamografia.
Em 2020 e 2021 houve uma diminuição na realização de diversos exames. “No primeiro pico da pandemia da Covid-19, a queda na realização dos exames de mamografia e de biópsias chegou a alcançar 60%. Em função disso, casos de câncer de mama deixaram de ser diagnosticados, levando à detecção da doença em estágios mais avançados”, explica a médica patologista, Marina De Brot, secretária-geral da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e médica patologista titular do A.C.Camargo Cancer Center.
De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, no período 2020-2022, estima-se 66.280 novos casos de câncer de mama para cada ano desse triênio, ou seja, 61,61 casos novos para cada 100 mil mulheres.