Notícias

O que faz um Médico Patologista?

Categoria: Notícias Publicado por: admsbp Publicado em: 19/07/2016

O Médico Patologista é o responsável pelo laudo dos exames realizados, atuando nos laboratórios e diagnosticando problemas de saúde. É ele quem diagnostica o câncer, definindo se um tumor é maligno ou benigno. É dele também, muitas vezes, a responsabilidade de definir se um órgão é adequado ou não para transplante, além de ter um papel fundamental no tratamento dos pacientes transplantados e em outras doenças inflamatórias e infecciosas.

Muitas vezes, médicos de outras especialidades (como ginecologistas, urologistas e dermatologistas) precisam de uma análise mais específica como em um nódulo de mama, uma lesão do colo do útero ou uma suspeita de câncer de próstata. Em situações como esta, o material colhido (biópsia ou peça cirúrgica) será estudado pelo médico patologista. Para isso, ele será processado no laboratório e examinado minuciosamente, tanto a olho nu como com a ajuda de um microscópio, sempre levando em conta o contexto clínico.

“Sem este profissional, os diagnósticos de diversas doenças não podem ser realizados. O número de patologistas precisa seguir o crescimento de outras especialidades para que não faltem profissionais no futuro. Com o aumento de médicos de outras disciplinas a demanda para os patologistas cresce e a preocupação é que não existam especialistas suficientes, principalmente em lugares longe dos grandes centros urbanos com oferta de exames e médicos”, ressalta o médico patologista e secretário geral da SBP, Ricardo Artigiani

Leia mais

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

A SBP declara que é contra o decreto nº 11.999, publicado em 17/04/2024

25 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo