Científico

O papel do patologista no diagnóstico do câncer de próstata

Categoria: Científico Publicado por: admsbp Publicado em: 13/01/2017

Nos textos anteriores, conhecemos a história de Pedro, um homem de 55 anos que nunca realizou qualquer tipo de exame de rotina. Ele precisou superar anos de preconceito e vergonha para, por insistência dos filhos, procurar um urologista. Em sua consulta foi constatado, graças ao exame de toque retal, a presença de um nódulo endurecido na próstata, havendo a necessidade da realização de uma biópsia para indicar a presença ou não de células tumorais. Ele passou pelo procedimento e foi informado que os fragmentos retirados passariam por diversos processos químicos para, então, serem analisados ao microscópio pelo médico patologista, o profissional do diagnóstico.

Pedro, muito ansioso, aguardava o resultado da biópsia. Graças a um amigo de seu filho, que era patologista, ele pôde tirar todas as suas dúvidas a respeito do que seria feito com as amostras retiradas de sua próstata. Ele soube um pouco mais sobre todos os processos envolvidos para o preparo da amostra, mas nunca poderia imaginar que seu laudo demandaria uma apreciação tão minuciosa e individualizada.

Longe de ser um diagnóstico automático realizado por uma máquina, ele descobriu que o médico patologista é o único especialista capaz de realizar um diagnóstico definitivo do câncer de próstata, da maioria dos outros tumores e também de doenças infecciosas e inflamatórias. Isso só seria possível após uma avaliação do material ao microscópio, onde o médico patologista compara as imagens das lâminas, indecifráveis para um leigo, com aquelas observadas e aprendidas durante seus anos de experiência.

Ele pesquisou essas imagens no Google e ficou deslumbrado com os diversos tons de rosa e violeta. Pedro não conseguia entender, mas aos poucos soube que refletiam a organização das células e que a partir das mesmas um diagnóstico importante como o seu seria obtido.

Esse trabalho intelectual e quase artesanal seria de suma importância, uma vez que todo o tratamento dependeria das informações identificadas e fornecidas pelo patologista. Ele poderia definir, por exemplo, tumores bem diferenciados e menos agressivos, aos quais é atribuído o escore 6 de Gleason ou grau 1 pelo novo sistema de graduação proposto pela Organização Mundial da Saúde e Sociedade Internacional de Patologia Urológica (WHO/ISUP). Estas lesões poderiam, em determinadas situações, inclusive ser apenas acompanhada e não imediatamente tratadas com cirurgia. Essa conduta frente alguns tumores da próstata se denomina “observação vigilante” e permite que o paciente seja observado, prorrogando ou evitando o tratamento cirúrgico ou radioterápico, que podem trazer danos ao paciente.

Pedro então percebeu que, caso fosse confirmada a presença de um tumor na biópsia, o patologista seria o responsável por listar todas as características da doença para auxiliar no entendimento de sua agressividade biológica e melhor definir seu tratamento. O laudo emitido pelo Patologista é um documento médico indispensável para o exercício da medicina, principalmente da oncologia.

Mesmo com toda essa informação, Pedro continuava aflito à espera da ligação do laboratório de patologia para retirar o seu laudo, que sairia em cerca de 48 horas.

Na semana que vem você acompanhará a entrega do laudo e saberá qual o diagnóstico de Pedro. Não perca!

_______________________________________________________________________

Esse texto é o terceiro de uma série especial em apoio ao Novembro Azul, uma campanha dirigida à sociedade e, especialmente, aos homens para a conscientização da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A história de Pedro é fictícia, mas acontece diariamente com incontáveis brasileiros. A Sociedade Brasileira de Patologia apóia o Novembro Azul!

Fonte: Dra. Kátia Ramos Moreira Leite – Profa. Associada do Departamento de Cirurgia, Disciplina de Urologia, Laboratório de Investigação Médica – LIM55, Faculdade de Medicina da USP, Genoa Biotecnologia.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

USCAP 2024 – Bolsa para residentes com trabalhos aceitos

6 de fevereiro de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo