Notícias

O papel da patologia como base para a medicina

Categoria: Notícias Publicado por: admsbp Publicado em: 19/07/2016

Agora que você já sabe quem é o médico patologista (veja o texto AQUI) e como esse profissional chega ao seu diagnóstico (disponível AQUI), é hora de falarmos um pouco sobre a importância dessa especialidade na medicina. Como visto anteriormente, os patologistas utilizam seu conhecimento para analisar fragmentos de tecidos e órgãos retirados dos pacientes em ambulatórios ou procedimentos cirúrgicos realizados por outros especialistas (as famosas biópsias e também as cirurgias).

Segundo o Dr. Felipe D’Almeida, secretário geral da SBP, os médicos patologistas conseguem diagnosticar vários tipos de doenças, desde as mais inofensivas até as mais complexas e agressivas, através da análise minuciosa ao microscópio das amostras colhidas. Este é um trabalho que faz o patologista participar diretamente nas tomadas de decisão de tratamento de médicos de outras especialidades que lidam com os diversos sistemas do corpo humano.

Assim, os patologistas são protagonistas tanto no tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas quanto no de tumores benignos e malignos. Além disto, estes profissionais também assumem um papel muito importante quando o assunto é transplante de órgãos, pois é com base em suas análises que é possível decidir se um órgão é adequado ou não para salvar a vida de um paciente. Mais do que isso, o patologista é fundamental na vida pós-transplante, avaliando a reação do corpo ao órgão recebido, para identificar possíveis rejeições e infecções.

Dentre a vasta gama de enfermidades que podem ser diagnosticadas pela patologia estão as doenças de pele, renais, hepáticas, pulmonares, gastrointestinais e até mesmo cerebrais. Por conta dessas inúmeras doenças que estuda e da relevância do laudo emitido pelo patologista, esses especialistas são encarados como a base da medicina moderna, direcionando o tratamento e as intervenções das demais especialidades.

E como mencionado anteriormente, os profissionais do diagnóstico ainda desempenham um papel principal na luta contra o câncer, uma das doenças mais importantes da história da humanidade, atualmente um problema de saúde pública e motivo de preocupação no mundo todo. Os detalhes da atuação do patologista no combate ao câncer, do diagnóstico precoce ao tratamento, será o tema do texto da semana que vem. Não perca!

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Processo seletivo para Especialização em Patológica Oncológica do Hospital Sírio-Libanês (SP)

17 de novembro de 2022 - Notícias
Notícias

Deadline for USCAP Journal Subscriptions for 2023 has been extended to December 1st

16 de novembro de 2022 - Notícias
Notícias

Fellow de Patologia – OC Precision Medicine 2023

16 de novembro de 2022 - Notícias
Notícias

R4 do A.C.Camargo Cancer Center – Prazo 10/11/2022

8 de novembro de 2022 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo