Notícias

JBPML – Edições on-line a partir de 2015

Categoria: Notícias Publicado por: admsbp Publicado em: 19/07/2016

Novas normas do JBPML
Prezados leitores, saudações.
O Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (JBPML), dando prosseguimento às modificações visando a sua indexação em bases bibliográficas mais abrangentes, apresentará, em 2015, uma série de novidades. Uma das mudanças mais relevantes consiste na interrupção da produção do periódico na forma física, ou seja, em papel, sendo adotada a forma eletrônica. A partir do primeiro número do volume 51, você NÃO RECEBERÁ mais a revista pelo correio. O JBPML estará integralmente disponível no site www.jbpml.org.br.

Outras modificações diretamente relacionadas com a publicação dos trabalhos e, portanto, com os autores, dizem respeito a:

• Nome do(s) autor(es) – os nomes serão referidos da seguinte forma: primeiro nome e último sobrenome serão grafados por extenso e nomes intermediários, abreviados;

• Titulação do(s) autor(es) – não será mais referida nenhuma titulação dos autores, como professor, mestre, doutor, pós-graduando, médico, farmacêutico, biomédico, estudante etc.;

• Nome da instituição – será grafado em português, ou no idioma do país sede da instituição, abaixo do nome dos autores, relacionada por número ao nome dos autores correspondentes;

• Referências bibliográficas – obedecerá integralmente ao Estilo Vancouver(1);

• Contribuição de cada coautor – a declaração explícita da contribuição de cada coautor passará a ser item obrigatório. Essa medida objetiva cumprir as exigências das agências de bases de dados e é prática comum em grande número de revistas científicas de destaque internacional. Será mais um fator de consolidação do JBPML como importante veículo de divulgação científica. Veja exemplos ao final deste texto.

• Número de coautores – ainda em relação à coautoria, a submissão de trabalhos com mais de cinco coautores (incluindo o autor principal) deverá ser, obrigatoriamente, acompanhada de justificativa circunstanciada.

Com essas modificações, mantemos nossa indexação no Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), no Periódica, no Chemical Abstracts e na Scientific Eletronic Library Online (SciELO)(2), além de nos aproximarmos dos critérios necessários para novas indexações.

Exemplos de modelos de declaração de contribuição dos coautores:

1. JL e JRS contribuíram igualmente para a realização do trabalho.

2. BL e JRS conceberam o projeto do estudo; TRA realizou as análises laboratoriais e AA realizou as análises estatísticas.

3. GHL e CF conceberam o projeto do estudo; CF e JHH realizaram as análises ao microscópio; GHL escreveu o texto principal e MWL realizou as análises estatísticas. Todos os autores discutiram os resultados e as implicações e contribuíram para o manuscrito em todas as fases.

Referências

1. The Michener Institute. References according to the Vancouver Style. [Internet]. Disponível em: https://michener.ca/students/library/research/vancouverstyle/.

2. SiELO [Internet]. Disponível em: https://www.scielo.br/?lng=pt.

Editor-chefe

Adagmar Andriolo

Editores

SBP – Alfredo José Afonso Barbosa

SBP – José Eymard Homem Pittella

SBC – Luiz Martins Collaço

SBPC/ML – Silvana Maria Elói Santos

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

A SBP declara que é contra o decreto nº 11.999, publicado em 17/04/2024

25 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo