Por Luciana Zaramela | 04 de Setembro de 2022 às 08h00
Na última semana, um método criado por um brasileiro para reconstruir (e criar do zero) o pênis ganhou destaque na mídia. Além disso, outra notícia que repercutiu no Brasil foi a determinação da justiça para proibir a venda de cigarros eletrônicos, os vapes, no Brasil. Veja agora os assuntos que mais bombaram nos últimos dias, aqui no Giro da Saúde!
Novo método de reconstrução peniana permite até ereções
Novo método de reconstrução peniana foi desenvovido por brasileiros (Imagem: Deon Black/Unsplash)
Um dos destaques da semana teve brasileiros como protagonistas: um novo método cirúrgico de reconstrução de pênis ganhou manchetes após publicação em uma revista científica. O principal autor do artigo que descreve a técnica, o urologista Ubirajara Barroso Junior, é especialista em reconstrução genital. Em vez de usar pele de outras partes do corpo para refazer o órgão (ou criar um pênis novo, no caso de pacientes mutilados ou homens trans), o médico desenvolveu um método diferente.
É a ausência dos corpos cavernosos que invalida métodos antigos de reconstrução peniana, e mesmo o corpo esponjoso é diferente: nos órgãos recriados, a uretra termina em um furo na parte de baixo do pênis. A nova técnica, no entanto, consiste de uma incisão no períneo.