De origem italiana, mas brasileiro por adoção, Luigi Bogliolo nasceu em 18 de abril de 1908, na Ilha de Sardenha, em Sassari. Graduou-se em medicina pela Universidade de Sassari em 1930.
Foi assistente efetivo, por concurso, da Cátedra de Anatomia Patológica da Real Universidade Adriática Benito Mussolini.
Em 1936, transferiu-se para a Universidade de Pisa, na qualidade de Primeiro Assistente de Anatomia e Vice-Diretor do Instituto de Anatomia e Histologia Patológica. Em Pisa, obteve o título de Livre-Docente, mediante concurso realizado em 1938.
No Rio de Janeiro, tornou-se, em 1941, Chefe do Serviço de Anatomia Patológica da Quinta Cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.
Em 1944, transferiu-se para Belo Horizonte, para reger a Cadeira de Anatomia e Fisiologia Patológica na Faculdade de Medicina UFMG.
Obteve título de Doutor em Medicina, defendendo a tese “Subsídio para o estudo anatomopatológico da forma aguda toxêmica da esquistossomose mansônica” em 1958. No ano seguinte, após concurso, logrou atingir a Cátedra.
Em 1972 coordenou a criação do Curso de Pós-Graduação em Patologia.
Trabalhou na Faculdade de Medicina da UFMG até 1978, ano de sua aposentadoria.
Foi também membro da Academia Mineira de Medicina.