Assuntos relevantes e com abordagem de diferentes especialidades sobre a predisposição genética ao câncer marcarão o evento que acontecerá no Rio de Janeiro nos dias 16 e 17 de junho. O Dr. Ian Cree, editor dos Blue Books da OMS, apresentará, entre outros temas, a iniciativa da entidade que lançará o livro de mesmo nome em inglês do Simpósio, “Genetic Tumor Syndromes”, em novembro, primeiro da coleção dos livros azuis sobre o tema.
O oncogeneticista Dr. Ian Frayling, presidente da Association of Clinical Pathologists do Reino Unido, é outro dos destaques na programação e falará sobre testes genéticos e interpretação de variantes e também sobre a síndrome de Lynch, associada aos cânceres do cólon e reto, do endométrio, de estômago, de pâncreas e do trato urinário. A Dra. Joanne Ngeow Yuen Yie, do National Cancer Centre de Singapura, vai falar sobre as síndromes hereditárias mais comuns relacionadas aos cânceres de mama e de ovário, para citar apenas um dos temas de suas apresentações. A autora do Diagnostic Pathology: Familial Cancer Syndrome, a Dra. Vânia Nosé, enfocará as síndromes endócrinas hereditárias, além de outros temas complementares.
Médicos brasileiros de várias especialidades estarão presentes neste encontro, assim como colegas da Patologia. A Dra. Isabela Werneck da Cunha, da Rede D’OR; o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos da SBP, Dr. Felipe D’Almeida Costa e a secretária-geral da Sociedade, Dra. Marina De Brot, vão discutir aspectos da anatomia patológica e molecular e a importância desse tema no manejo do paciente.