Notícias

Dia Mundial do Rim: mais de 18 mil brasileiros precisam do transplante

Categoria: Notícias Publicado por: admsbp Publicado em: 19/07/2016

Segundo dados do último Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), os pacientes que aguardam por um transplante de rim representam 62% de toda a lista de espera por órgãos no País. No total, são 18.147 pacientes esperando por um rim até dezembro de 2014. A estimativa do Registro aponta que 5.639 transplantes foram realizados, quase metade da necessidade anual estimada, de 11.445.

Embora o rim seja o órgão que pode resistir mais tempo para ser transplantado, com uma média de 30 horas, o médico nefropatologista Marcello Franco, ex-presidente da SBP, relata que este não é fator de diminuição nas filas de espera. O motivo, segundo o nefropatologista, é a falta de doador e de critérios adequados. “Se o doador tiver mais que 60 anos, entra no que chamamos de critério expandido. O rim já não é tão adequado quanto o de um doador jovem, além de possuir uma sobrevida menor”.

Data

Celebrada neste ano em 12 de março, a data marca a realização de ações em todo o mundo com o objetivo de divulgar informações relacionadas à prevenção das doenças renais. O foco da campanha em 2015 é alertar a população em relação à adoção de hábitos saudáveis. Segundo Franco, deve-se estar atento aos hábitos de vida, alimentação com objetivo de prevenir de problemas que podem ocasionar desde a invalidação do órgão até mesmo a morte. O médico explica que várias causas têm determinado o aumento de problemas renais, como o envelhecimento da população, a epidemia de obesidade, diabetes, o estresse, hábitos alimentares e o descuido em relação à prevenção e tratamento da hipertensão arterial, sendo este último a causa mais frequente de doença renal crônica (DRC).

Franco explica ainda a DRC é a mais comum causa de transplante do órgão. “Isso ocorre pois os rins do paciente vão gradativamente parando de funcionar, o que gera a invalidação do órgão e a necessidade de tratamentos agressivos como a diálise e hemodiálise e, até mesmo, de um transplante”.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

USCAP 2024 – Bolsa para residentes com trabalhos aceitos

6 de fevereiro de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo