SBP na mídia

Cremesp propõe decreto para barrar invasões ao Ato Médico – Medicina S/A

Categoria: SBP na mídia Publicado por: editorst Publicado em: 17/10/2022

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e sociedades de especialidades médicas encaminharam à Presidência da República, uma minuta de decreto que visa cessar as crescentes invasões aos atos médicos por outras profissões regulamentadas da área da saúde. O decreto já será apresentado aos poderes Executivo e Legislativo. De acordo com o conselho, tratamentos alternativos para doenças graves, como as oncológicas, ou aparentemente simples, mas invasivos, como os estéticos, são oferecidos à população por não médicos, muitas vezes, com desfechos adversos, como deformações e até mesmo mortes.

“Em muitas situações, esses procedimentos são apoiados em supostas ‘resoluções’, criadas pelos próprios órgãos de regulamentação profissional, que extrapolam suas competências, com implicações sobre a qualidade dos tratamentos de saúde oferecidos à sociedade. Esta é uma iniciativa em defesa da vida e saúde dos pacientes”, diz Irene Abramovich, presidente do Cremesp.

“Os próprios conselhos profissionais criam condições para isso e, frequentemente, recorremos à Justiça e conseguimos derrubar essas supostas normativas. Mas é como secar gelo, visto que ressurgem, de tempos em tempos”, completou o primeiro secretário do Cremesp, Angelo Vattimo, reforçando que o decreto proposto pretende por fim a essa situação. Por meio de ações judiciais já foram anuladas na Justiça resoluções invasivas ao Ato Médico (Lei nº 12.842), promovidas por órgãos como os conselhos federais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Biomedicina e Psicologia.

Veja o restante da matéria no site Medicina S/A

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

SBP na mídia

SUS: Exame da rede pública evita desenvolvimento de câncer de colo do útero – Olhar Digital

17 de abril de 2024 - SBP na mídia
SBP na mídia

Presidente da SBP fala sobre teste que aprimora diagnóstico para câncer de pulmão – Rádio CBN – Vale do Itajaí

17 de abril de 2024 - SBP na mídia
SBP na mídia

Entrevista com Felipe Da Almeida Costa, patologista do Hospital A.C.Camargo Cancer Center – Rádio Capital

17 de abril de 2024 - SBP na mídia
SBP na mídia

Programa de acreditação da SBP recebe certificação inédita para laboratórios de patologia – Medicina S/A

23 de fevereiro de 2024 - SBP na mídia
Ver todas as matérias
Voltar ao topo