SBP na mídia

Cremesp propõe decreto para barrar invasões ao Ato Médico – Medicina S/A

Categoria: SBP na mídia Publicado por: editorst Publicado em: 17/10/2022

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e sociedades de especialidades médicas encaminharam à Presidência da República, uma minuta de decreto que visa cessar as crescentes invasões aos atos médicos por outras profissões regulamentadas da área da saúde. O decreto já será apresentado aos poderes Executivo e Legislativo. De acordo com o conselho, tratamentos alternativos para doenças graves, como as oncológicas, ou aparentemente simples, mas invasivos, como os estéticos, são oferecidos à população por não médicos, muitas vezes, com desfechos adversos, como deformações e até mesmo mortes.

“Em muitas situações, esses procedimentos são apoiados em supostas ‘resoluções’, criadas pelos próprios órgãos de regulamentação profissional, que extrapolam suas competências, com implicações sobre a qualidade dos tratamentos de saúde oferecidos à sociedade. Esta é uma iniciativa em defesa da vida e saúde dos pacientes”, diz Irene Abramovich, presidente do Cremesp.

“Os próprios conselhos profissionais criam condições para isso e, frequentemente, recorremos à Justiça e conseguimos derrubar essas supostas normativas. Mas é como secar gelo, visto que ressurgem, de tempos em tempos”, completou o primeiro secretário do Cremesp, Angelo Vattimo, reforçando que o decreto proposto pretende por fim a essa situação. Por meio de ações judiciais já foram anuladas na Justiça resoluções invasivas ao Ato Médico (Lei nº 12.842), promovidas por órgãos como os conselhos federais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Biomedicina e Psicologia.

Veja o restante da matéria no site Medicina S/A

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

SBP na mídia

Câncer de próstata na velhice: Como fica o tratamento? – UOL

25 de novembro de 2022 - SBP na mídia
SBP na mídia

Novembro Azul – TV Mar Canal 525, Maceió (AL), Programa Bem Assim

16 de novembro de 2022 - SBP na mídia
SBP na mídia

Câncer ginecológico: saiba quais são os tipos, diagnóstico e tratamento – Portal TV Cultura

18 de outubro de 2022 - SBP na mídia
SBP na mídia

Outubro Rosa marca a prevenção contra o câncer de mama – CBN Amazônia

18 de outubro de 2022 - SBP na mídia
Ver todas as matérias
Voltar ao topo