Assuntos Profissionais

Carta entregue ao ministro da saúde em reunião com a AMB

Categoria: Assuntos Profissionais Publicado por: admsbp Publicado em: 19/07/2016

Ilmo. Sr. Ricardo José Magalhães Barros
DD Ministro da Saúde
Esplanada dos Ministérios Bloco G
Brasília/DF
70058-900

A Patologia Brasileira agradece a oportunidade de ser ouvida pelo Senhor Ministro.
Assim como todo o país e, particularmente a saúde, ela vem há anos sendo esquecida e vilipendiada, vítima de descasos que são em última análise um descaso com os pacientes, cidadãos deste país.

Causa a nós patologistas uma grande amargura, quando fazemos um diagnóstico de câncer em uma biópsia, vermos que o portador deste mal leva meses até conseguir ser adequadamente tratado, com seu tumor em fase mais avançada do que na época do diagnóstico e com seu prognóstico muitas vezes fechado.

Os custos do diagnóstico sobem a cada ano e os valores pagos mal são suficientes para cobri-los. Muitos laboratórios estão deixando de atender ao SUS. Deixam de atender pelo simples fato que estão pagando para trabalhar.
Em termos de custo ao sistema, a patologia representa menos de dois por cento do faturamento, ou seja, muito menos do que outras especialidades médicas e, no entanto é por ela que se inicia o tratamento e a prevenção do câncer.

Laboratórios públicos em muitos estados estão sendo fechados por falta de recursos e outros por serem dados como pouco eficientes. Eficiência esta cobrada, mas sem contrapartida governamental, pois não recebem o mínimo de estrutura, equipamentos e verbas que permitam um diagnóstico acurado, tempestivo e atualizado, para que os pacientes possam ter seus males cuidados.

A patologia brasileira é uma das mais atualizadas do mundo. Seus profissionais são reconhecidos nos grandes centros e aqui mesmo neste país temos centros de excelência que, embora trabalhem nos mais altos níveis, somente o fazem por ter entidades não governamentais que os sustentam complementando os magros recursos do SUS.
Mas esses centros são poucos e o Brasil muito grande. O país necessita de profissionais e laboratórios em todo seu território, patologistas nas pontas do atendimento para que façam o primeiro diagnóstico que vai dirigir o paciente aos hospitais para que possa ser tratado. Entretanto, esses profissionais e laboratórios estão deixando de existir, pois não há como sobreviver. Dessa maneira a população fica desassistida.

Procedimentos cirúrgicos quando conseguem ser realizados na verdade ficam inconclusos, pois as peças cirúrgicas esperam por semanas e por vezes meses sem serem processadas, atrasando o tratamento simplesmente por não haver recursos para realizar o procedimento diagnóstico.

A Patologia Brasileira clama em nome dos milhares de pacientes, cidadãos e eleitores que precisam do diagnóstico anatomopatológico para que seus direitos sejam respeitados e que o ministério tenha especial atenção com essa importante especialidade, atualizando os valores e fornecendo aos laboratórios próprios a estrutura necessária ao exercício profissional e digno que nossa resoluta população faz jus.

Atenciosamente,

Clovis Klock
Sociedade Brasileira de Patologia
Presidente

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Programa de Especialização Médica em Patologia Oncológica do Hospital Sírio-Libanês de SP

21 de novembro de 2023 - Notícias
Notícias

Programa de Aperfeiçoamento (Fellowship) em Patologia Oncológica em Natal/RN

10 de novembro de 2023 - Notícias
Notícias

Programa de Aperfeiçoamento Médico em Anatomia Patológica – Fellowship Diagnóstika

10 de novembro de 2023 - Notícias
Notícias

Concurso de residência médica em Patologia/2024 para a Rede D’Or em São Paulo

10 de novembro de 2023 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo