Notícias

Balanço – Segundo dia do 31º CBP

Categoria: Notícias Publicado por: admsbp Publicado em: 04/11/2017

Ontem você acompanhou o balanço do primeiro dia do 31º Congresso Brasileiro de Patologia (Veja AQUI). O segundo dia do evento (03/11) contou com 20 sessões de atualizações, entre aulas, discussões de casos, seminários de lâminas e os encontros da SLAP e das Ligas de Patologia. Confira alguns dos destaques:

– A Sessão de Graduação, na Sala Ágata, abordou o papel do Patologista no diagnóstico e manejo de doenças, além das perspectivas da especialidade no Brasil.

– O dia também foi marcado por dois simpósios satélites. A Roche trouxe a Dra. Paula Toro para falar de Biomarcadores em Câncer de Pulmão. Na Sala Quartzo, o Dr. Fernando Soares apresentou os desafios do Patologista no diagnóstico molecular do câncer de pulmão, no simpósio da Astrazeneca.

– Com a casa cheia, o Encontro Acadêmico de Ligas de Patologia aconteceu sob coordenação das Dras. Juliana Arôxa e Marina De Brot, o evento ainda contou com a participação do Dr. Clóvis Klock, presidente da SBP, e do Dr. Felipe D’Almeida Costa, Secretário da Sociedade. No total, 23 ligas apresentaram suas atividades. Além disso uma proposta de estatuto das Ligas e modelo de projeto pedagógico foram apresentados.

– A Sala Quartzo recebeu a atualização em Patologia de Doenças Infecciosas. A aula do Dr. Juarez Quaresma foi sobre a epidemia de febre amarela no Brasil. Além dele, participaram do bloco a Dra. Roosecelis Brasil Martines, apresentando o papel do Patologista no panorama das epidemias do século XXI, o Dr. Amaro Nunes Duarte Neto, com aula sobre a epidemia de AIDS no País, e Dra. Sheila Jorge Adad, abordando diagnóstico anatomopatológico de doenças fúngicas em imunocomprometidos.

– Com a coordenação dos Drs. Cristovam Scapuletano Neto e Fernando Augusto Soares, a atualização em Patologia Molecular foi dividida em dois blocos. Além de trazer aulas sobre temas como abordagens no diagnóstico molecular e estado atual dos testes preditivos para imunoterapia, os blocos ainda trouxeram janelas de tempo para discussão das exposições..

– No segundo dia de Congresso três salas recebem atualizações em Hematopatologia. Entre os assuntos das aulas estavam os desafios diagnósticos em linfomas cutâneos e o limite entre benignidade e malignidade em Hematopatologia. Além das exposições, a Sala Ágata ainda recebeu o Encontro com o Especialista, com quatro relatos de caso e espaço para perguntas.

– O Ensino em Patologia também teve espaço no 31º CBP. A Sala Pirita recebeu uma sessão especial nesta temática, discutindo os assuntos: Patologia em currículos integrados – experiência nacional e internacional, com o Dr. Luiz Fernando Ferraz da Silva, Ferramentas interativas para ensino da especialidade, com o Dr ChaoLung Wen, e Novas diretrizes e estratégias para a Residência Médica em Patologia, com Dr. Luiz Carlos de Lima Ferreira.

– A atualização de Patologia do Trato Gastrointestinal foi dividida em Encontro com o Especialista, com análises de três casos com discussão, e aulas. Entre os temas das exposições estão: Gastrites, com a Dra. Luciana Rodrigues Meirelles, Lesões Serrilhadas do Cólon e Reto, com a Dra. Renata de Almeida Coudry, Neoplasias hematolinfóides do trato gastrointestinal, com a Dra. Marianne de Castro Gonçalves, e Alterações no trato Gastrointestinal secundárias ao uso de medicamento, com a Dra. Laura Carolina Lopez Claro.

– A atualização em Patologia Ocular, coordenada pelo Dr. Alexandre Nakao Odashiro, aconteceu na Sala Pirita. Entre os temas abordados nas aulas estão Lesões Melanocíticas da Conjuntivite e Aspectos histopatológicos e imuno-histoquímicos dos linfomas dos anexos oculares.

– Durante todo o segundo dia do Congresso, a Sala Granada recebeu a atualização em Patologia Ginecológica. Foram 10 aulas e três sessões de Encontro com o Especialista, com análise e debate de casos.

Entre os temas das exposições estão Tumores Serosos do ovário, Tumores Ovarianos relacionados à endometriose, Tumores Mucinosos de Ovário e Adenocarcinomas do colo uterino, entre outros.

– Para encerrar as aulas do segundo dia de Congresso, a Conferência Magna 02, ministrada pelo Dr. Cláudio Maierovich Peçanha Henriques, aconteceu na Sala Granada às 17h30. O tema foi o papel do Patologista nas doenças emergentes.

– Finalizando o dia 03/11, aconteceu a atividade social Happy Poster, no Hall do Minascentro, com música e coquetel.

Você pode acompanhar as fotos do evento e a cobertura em tempo real pelo Facebook da SBP ou pela hashtag #CBPatologia2017

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

USCAP 2024 – Bolsa para residentes com trabalhos aceitos

6 de fevereiro de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo