Ensino

Balanço: I Encontro de Coordenadores de Residência Médica em Patologia

Categoria: Ensino Publicado por: admsbp Publicado em: 13/01/2017

O I Encontro de Coordenadores de Residência Médica em Patologia teve como objetivo a reflexão conjunta dos desafios atuais a serem enfrentados na formação deste profissional. O evento contou com vinte e nove participantes de todo Brasil, incluindo residentes de patologia.

A palestra da Dra. Maria do Patrocínio Tenório Nunes, intitulada “A diferença entre as expectativas e os objetivos: onde nascem os desafios”, trouxe uma visão contextualizada dos desafios a serem enfrentados na formação do médico residente em patologia, descrevendo os dados do perfil desses indivíduos, as regiões com maior número de especialistas na área e a importância da formação e avaliação por competências, habilidades e atitudes.

A avaliação do residente e dos programas gerou grande interesse na plateia. O período da tarde teve inicio com a fala do Dr. Renato Antunes, que apresentou os resultados de uma importante pesquisa, cujo objetivo foi analisar as avaliações internacionais dos programas de residência médica, utilizando, principalmente, da experiência do Canadá, Inglaterra e EUA. Ele discorreu sobre a metodologia utilizada nestas avaliações, o fluxo destas e a importância dos especialistas estarem juntos às equipes formais de avaliação dos programas. Após esta fala foi realizado o trabalho em grupo, com as perguntas norteadoras: “qual o patologista que a sociedade brasileira necessita? qual a formação ideal? qual a avaliação ideal? como elaborar um projeto político pedagógico?”. Como resultado desta plenária foi elaborado um documento, entregue ao representante da SBP, para que ações sejam implantadas a partir das ideias e respostas construídas em conjunto.

A minha impressão deste evento foi muito positiva, houve uma participação representativa dos supervisores de residência medica em patologia, demonstrando o interesse e a necessidade de novos encontros. O documento construído de maneira conjunta é inovador fornecendo diretrizes para a SBP trabalhar na melhoria dos programas no ano de 2017. Agradeço aos participantes, aos palestrantes e a SBP pela iniciativa, confiança e apoio.

Dra. Maria Aparecida Custodio Domingues, Professora do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

USCAP 2024 – Bolsa para residentes com trabalhos aceitos

6 de fevereiro de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo