Científico

Balanço: 7a Reunião do Clube de Citologia

Categoria: Científico Publicado por: admsbp Publicado em: 13/01/2017

A 7a reunião do Clube de Citologia foi realizada no dia 10 de dezembro de 2016 no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), com o importantíssimo apoio da Dra. Alanna Bezerra, médica patologista do HIAE. O evento iniciou com uma aula apresentada pelo Dr. Fabiano Callegari (UNIFESP/CYTOLOG) sobre os destaques do “64th Annual Scientific Meeting of American Society of Cytopathology” realizado em New Orleans entre os dias 04 a 07 de novembro. A exposição trouxe um “pot-pourri” dos temas citológicos da atualidade, como “Sistema Milão para Relatórios em Citopatologia de Glândula Salivar”, “Recomendações do CAP para testar HPV de alto risco em Carcinomas de Cabeça e Pescoço”, “NIFTP e o impacto no Sistema Bethesda e nos testes moleculares”, “Célula Tumoral Circulante” e “Patologia Molecular aplicada à Citopatologia”.

 

Após, houve a apresentação de casos interessantes em punção aspirativa enviados pelas seguintes instituições:

1-    UNIFESP (Dra. Lígia Vara): PAAF de linfonodo com diagnóstico de Linfadenite dermatopática.

2-    CYTOLOG/HIAE (Dr. Fabiano Callegari/Dra. Alanna Bezerra): PAAF de tireoide (FLUS/AUS) com teste molecular positivo para RAS e TERT promoter (ThyroSeq v2.1) e diagnóstico histológico de “Carcinoma bem diferenciado, SOE”.

3-    CYTOLOG/HIAE (Dra Kátia Nakadaira/ Dra. Alanna Bezerra): PAAF de tireoide (Tumor Fibroso Solitário) e diagnóstico histológico de “Tumor Fibroso Solitário”.

4-    CYTOLOG/HIAE (Dr. Fabiano Callegari/Dra. Alanna Bezerra): PAAF de tireoide (Suspeito para malignidade) e diagnóstico histológico de “Microtumor de células foliculares da tireoide de potencial maligno incerto”.

5-    SalomãoZoppi Diagnósticos (Dra. Sueli Maeda): PAAF de parótida (MASC) e diagnóstico definitivo de “Mammary analogue secretory carcinoma (MASC)”.

A reunião do Clube de Citologia foi muito produtiva e é sempre um espaço democrático para que todos participem e contribuam com opiniões, discussões e casos para que possamos possibilitar a troca de informações e compartilhar dificuldades na prática citológica, sempre com o intuito de crescermos juntos.

Gostaríamos de agradecer em especial à Dra. Alanna Bezerra e ao Hospital Israelita Albert Einstein por esta oportunidade e apoio.

 

Dr. Fabiano Callegari, Patologista do Departamento de Patologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

USCAP 2024 – Bolsa para residentes com trabalhos aceitos

6 de fevereiro de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo