Assuntos Profissionais

A Polícia Federal está fazendo uma operação de fiscalização de produtos químicos controlados.

Categoria: Assuntos Profissionais Publicado por: admsbp Publicado em: 19/07/2016

Segundo os decretos 6.911, de 19 de janeiro de 1935, 3.665 de 20 de novembro de 2000 e a lei 10.357, de 27 de dezembro de 2001, um laboratório de patologia deve -obrigatoriamente – possuir as licenças junto aos seguintes órgãos fiscalizadores:

1. Polícia Federal – Departamento da Polícia Federal, através da Divisão de Repressão a Entorpecentes.

Conforme a portaria 1274, que efetua o controle de 146 produtos, dentre eles: acetona, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, permanganato de potássio, clorofórmio, cloreto de metileno, éter etílico e sulfúrico, xilol (tolueno e toluol). Observar que a Policia Federal estabelece regras quanto a QUANTIDADE do produto adquirido.

Acesse:

https://www.dpf.gov.br/servicos/produtos-quimicos/legislacao/anexos-da-portaria-1274-03/05

2. Polícia Civil – Desde 1935 existem legislações sobre produtos controlados. O Decreto Federal 3.665 de 19/11/2000 regulamenta a legislação vigente. O controle é exercido sobre produtos tóxicos, corrosivos, explosivos, armas e munições. Existem quase 100 produtos controlados pela Secretaria de Segurança Pública através da Polícia Civil.

Este controle é exercido através do Departamento de Produtos Controlados e Registros Diversos (DPCRD), órgão da Secretaria de Segurança Pública, que controla produtos químicos, tóxicos, corrosivos, explosivos.

Para a Polícia Civil, a legislação é aplicada INDEPENDENTE da quantidade de produto a ser adquirido, ou seja, se está na lista tem de ter a licença correspondente.

3. Exército Brasileiro – Através do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) que controla mais de 400 produtos químicos, conforme o decreto 3665 de 2000, entre estes produtos estão: ácido nítrico, alumínio em pó, cianeto de potássio, clorato de potássio, nitrato de sódio, entre outros.

O Regulamento para a fiscalização de produtos controlados destina-se a todas as pessoas físicas e jurídicas que trabalham com produtos controlados pelo Exército.
São eles: produtos químicos, armas, munições, blindagens diversas, carros ou veículos blindados.

É necessária a obtenção do Certificado de Registro (CR), que pode ser obtido ou revalidado no Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) da Região Militar onde reside o requerente. Este certificado de Certificado de Registro tem validade de 02 anos.

Desta forma existem diferentes legislações.

Legislação da Polícia Federal – para alguns produtos há normas específicas dependentes da sua quantidade.

Legislação da Polícia Civil – não tem quantidade. Se o produto está na lista tem que ter licença.

Lembramos que é obrigatório que se AFIXE AS FICHAS DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DOS PRODUTOS QUÍMICOS aonde se utilize.

A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme norma, ABNT-NBR 14725.

Este documento, denominado “Ficha com Dados de Segurança” segundo Decreto nº 2.657 de 03/07/1998 (promulga a Convenção nº 170 da Organização Internacional do Trabalho-OIT), deve ser recebido pelos empregadores que utilizem produtos químicos, tornando-se um documento obrigatório para a comercialização destes produtos.

A FISPQ fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente; transmitindo desta maneira, conhecimentos sobre produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência.

Este documento é dividido em 16 Seções.

A FISPQ é um instrumento de comunicação dos perigos e possíveis riscos levando em consideração o uso previsto dos produtos químicos; o documento não leva em conta todas as situações que possam ocorrer em um ambiente de trabalho, constituindo apenas parte da informação necessária para a elaboração de um programa de saúde, segurança e meio ambiente.

Clique aqui e veja a listagem dos produtos a serem fiscalizados.

Atenciosamente,

 

Dr. Ricardo Artigiani Neto

Secretário Geral

Sociedade Brasileira de Patologia

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Assuntos Profissionais

Pesquisa sobre os Dados Abertos da ANS

15 de maio de 2023 - Assuntos Profissionais
Assuntos Profissionais

Webinário sobre os dados abertos da ANS 

15 de maio de 2023 - Assuntos Profissionais
Notícias

Campanha da Voz & Julho Verde 2023

25 de abril de 2023 - Notícias
Notícias

APESP: Revistão 2023 Top 5

6 de abril de 2023 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo