Publicações SBP

A SBP tem procurado publicar manuais, boletins e livros que visam integrar a comunidade de patologistas do país, assim como fornecer ferramentas de controle de qualidade para a prática da Patologia.
Salientamos as seguintes publicações:

1 – Manual de Padronização de Laudos Histopatológicos

Editado pelos Drs. Carlos Eduardo Bacchi, Paulo Cardoso de Almeida e Marcello Franco. O Livro já teve quatro edições (1995, 1999, 2005 e 2013) e contém orientação de como devem ser seguidas e laudadas as peças cirúrgicas dos processos neoplásicos de 33 órgãos e sistemas.

2 – Manual de Imuno-Histoquímica

Editado pelos Drs. Venâncio Avancini Alves, Carlos Eduardo Bacchi, José Vassallo e pelo Clube de Imuno-Histoquímica. O livro já teve duas edições (1995 e 1999) e abrange em 10 capitulos, todos os aspectos importantes das técnicas e suas aplicações.

3 – Programa de Residência Médica em Patologia no Brasil

Contendo informações sobre os programas de Residência em Patologia, suas ênfases, peculiaridades, características do centro, corpo de docentes e médicos, etc.

4 – Consultoria em Anatomia Patológica

Contendo informações sobre os patologistas que se voluntariam em receber casos em consultas, nas diferentes áreas de especialização da Patologia, assim como obrigações e deveres do patologista que consulta e do patologista consultor.

5 – Livro de Sócios da SBP

Distribuídos segundo os estados com endereços e telefone, visando facilitar e estimular o contato e a troca de informações dos patologistas entre si.

6 – História da Patologia no Brasil

Editado pelos Drs. Marcello Franco e Fernando Soares, contém a breve narração dos dados históricos dos principais centros de Patologia do país. Elaborada por patologistas que vivenciaram esta história. O livro tem 22 capítulos e foi distribuído gratuitamente a todos os associados em 2001.

7 – O Patologista

Jornal-boletim, bimestral da SBP, desde fevereiro de 1982. No início, o Boletim era o órgão informativo da Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo (APESP). A partir de 1991, em sua 26º edição, passou a ser o Órgão Informativo da SBP, tendo sido uma doação de seu Fundador, o colega Dr. Paulo Grimaldi.

8 – Jornal Brasileiro de Patologia (JBP)

A revista científica da SBP, que nasceu de uma proposta de nos associarmos à revista da ‘Sociedade Brasileira de Patologia Clínica’, para, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Citopatologia, criar uma revista científica brasileira que agrupasse as três patologias. Assim nasceu então em 1995, o JBP, que substituiu o volume 31 da antiga revista de Patologia Clínica. Atualmente é indexada pelo ScIELO.

9 – Controle de Qualidade e Acreditação no Laboratório de Anatomia Patológica

Este trabalho tem como proposta realizar um levantamento dos critérios de avaliação e indicadores já existentes em outros centros, bem como a legislação e normas específicas aplicadas em nosso meio, visando contribuir para a melhoria da qualidade em laboratórios que queiram iniciar um programa individual e para a criação de um programa brasileiro adaptado às nossas condições.

10 – Cartilha de Instruções 2004 – Procedimentos Diagnósticos

A Cartilha de Instruções da CBHPM foi elaborada com o objetivo de proporcionar melhor compreensão dos procedimentos diagnósticos em Patologia e facilitar o cálculo correto dos exames da especialidade, sobretudo nos casos de multiplicidade de amostras. Em virtude da complexidade crescente dos sistemas de padronização e normas para avaliações dos espécimes encaminhados para estudo anatomopatológico, citopatológico ou imunoistoquímico não é mais possível a adoção de tabelas simplistas, devendo a remuneração ser proporcional ao esforço e custo despendidos, sem sacrifício dos padrões de qualidade para uma boa prática médica.

11 – Boletim: “Patologia, uma especialidade médica que vale a pena”

O boletim descreve os diferentes ramos de atividade do médico patologista. Tem o objetivo de difundir a especialidade aos acadêmicos das universidades e faculdades de medicina.

12 – Folder: “Médico Patologista: você já ouviu falar?”

Escrito de maneira simples e clara, o folder tem por objetivo apresentar o médico patologista à população leiga e sua importância na elaboração de diagnósticos.

13 – Manual de Instruções CBHPM Versão 2015

Manual de Instruções CBHPM Versão 2015

14 – Cartilha sobre a Lei 13003/2014 e Resoluções ANS

Cartilha sobre a Lei 13003/2014 e Resoluções ANS

15 – A lei e a ética das parceiras com laboratórios de patologia – 2013

A lei e a ética das parceiras com laboratórios de patologia – 2013

16- Surgical and Experimental Pathology

Publishes essential research in molecular and cellular pathology, physiopathology, biomarkers of disease mechanisms, clinic-pathological entities and predictive response to therapy, with a special focus on translational approaches. It also brings together research addressing animal models, new and comparative methods, and case collections for specific regions or ethnic groups. The journal explores the pathophysiological and pathogenetic mechanisms of human disease, and aims to bridge the gap between molecular investigation and daily practice in surgical pathology.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL
Voltar ao topo