Prefácio e Apresentação – (5ª edição 2019)

Voltar

Manual de Padronização de Laudos Histopatológicos

Prezados colegas,

O Manual de Padronização de  Laudos da SBP vem, desde sua primeira edição, auxiliando os patologistas a emitir laudos dentro dos protocolos exigidos pelas diversas especialidades, facilitando assim a comunicação com clínicos e cirurgiões.
Suas edições impressas foram manuseadas pelos médicos patologistas para se informar e emitir seus laudos. No entanto as mudanças de nomenclatura, novas entidades e incorporação de novas tecnologias como drogas alvo que surgem a todo momento, fazem com que essas edições se tornem rapidamente anacrônicas.
Olhando para o futuro e procurando um meio de atualizar rapidamente o Manual de Laudos, a SBP, investindo na qualidade e na educação continuada, bem como nos novos meios de comunicação, optou por deixar sua edição somente on line.
Tal decisão vem de encontro à necessidade de rápida atualização,  incorporação de novos protocolos para cada órgão ou aparelho, sem necessidade de imprimir uma custosa edição. As atualizações podem ser pontuais, conforme a necessidade, feitas a qualquer tempo.
Assim, fica essa edição on line em permanente atualização, cada sessão sob a responsabilidade de patologistas com expertise em cada tópico, ou dos clubes de especialidade.
Agradeço a todos os colegas que participaram dessa edição, nomeados em cada tópico e à visão dessa diretoria que trabalha  no presente com os olhos no futuro.

Renato Lima de Moraes Junior
Vice Presidente de Assuntos Profissionais
Gestão 2016-2019

Voltar para a página inicial do manual
Voltar ao topo