Notícias

Três mil anos de estudo: a história da patologia

Categoria: Notícias Publicado por: admsbp Publicado em: 19/07/2016

A palavra patologia tem sua origem no grego, com a união dos termos Pathos (doença/sofrimento) e Logos (estudo). Como o nome sugere, essa especialidade médica estuda as alterações estruturais e funcionais das doenças, identificando suas causas e efeitos. Exatamente por contar com esse conhecimento, o patologista é conhecido como o profissional do diagnóstico.

Assim como o termo, a própria patologia tem suas raízes na terra dos filósofos. Embora não seja possível precisar um marco inicial, a origem da especialidade remonta à Grécia Antiga e se funde à origem da própria medicina ocidental como a conhecemos.

Nesses milhares de anos a patologia passou por cinco fases distintas. Em cada uma delas a explicação da origem dos estados das doenças foi diferente, influenciada pelo conhecimento disponível na época:

  • Fase Humoral (da Idade Antiga ao final da Idade Média):
    A origem das doenças nessa época era explicada pelo desequilíbrio dos líquidos do corpo, como água, sangue e linfa. Para os primeiros patologistas, esses líquidos chamados de humores seriam os controladores de toda a função biológica. As doenças eram diagnosticas e tratadas dessa forma, sendo comuns as sangrias.
  • Fase Orgânica (do século XV ao XVI):
    Nesse período, houve o desenvolvimento da observação dos orgãos do corpo. Os patologistas buscavam entender o motivo do adoecimento, sobretudo com necrópsias. Uma das representações mais icônicas dessa fase da medicina talvez seja a pintura A Lição de Anatomia do Dr. Tulp,de Rembrandt.
  • Fase Tecidual (do século XVI ao XVIII):
    Nessa fase, os olhares dos especialistas foram voltados à estrutura e organização dos tecidos. É nesta época que se iniciam os primeiros estudos sobre as alterações morfológicas teciduais e suas relações com os desequilíbrios funcionais.
  • Fase Celular (século XIX):
    Considerado a introdução da Patologia Moderna, esse período é marcado pelo início da utilização da ferramenta mais representativa do patologista – o microscópio. Começou assim o estudo das alterações morfológicas e funcionais das células, ampliando ainda mais os horizontes da especialidade.
  • Fase Ultracelular (século XX):
    É o momento da patologia em que nos encontramos hoje. Graças ao avanço científico, a especialidade passou a envolver conceitos de áreas como biologia molecular e genética, entre outras. A tecnologia na área está facilitando a ampliação dessa linha de estudo.

Mais do que a incorporação de novos conhecimentos e técnicas, o que permitiu o avanço da patologia nesses mais de três mil anos de história foi o trabalho árduo dos patologistas, profissionais que sempre estudaram incansavelmente os mistérios do corpo humano.

Esses homens e mulheres são o tema do próximo texto da nossa série sobre a história da patologia, que estará disponível na semana que vem!

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Exame Para Obtenção do Certificado de Atuação na Área de Citopatologia 2024

11 de abril de 2024 - Notícias
Notícias

Livro: Doenças Infecciosas

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

Edital de Convocação da Assembleia Geral Ordinária da AMB: 28/03/2024, às 14h – On-line

4 de março de 2024 - Notícias
Notícias

USCAP 2024 – Bolsa para residentes com trabalhos aceitos

6 de fevereiro de 2024 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo