Siga-nos nas redes sociais:

Informações para o concurso

A Sociedade Brasileira de Patologia realiza todos os anos o concurso para obtenção do Título de Especialista em Patologia, reconhecido pela Associação Médica Brasileira. É fundamental que, após a aprovação no concurso, o candidato se inscreva na Comissão Nacional de Acreditação (CNA) para começar a pontuar em seu sistema.

Critérios para submeter-se a prova

1. Possuir diploma de médico, emitido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);

2. Ter concluído no mínimo 3 anos completos de Residência Médica em Patologia reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com comprovante de término da mesma OU
Ter concluído treinamento/capacitação em Patologia, por no mínimo 6 anos completos, comprovado através de carta do diretor da instituição em que se executou o treinamento, contemplando as áreas de necrópsia, patologia cirúrgica e citopatologia, associado à realização de atividades científicas acreditadas pela AMB, com pontuação mínima de 100 pontos, utilizando o sistema de pontuação divulgado no final do edital.

3. Possuir registro definitivo no Conselho Regional de Medicina.

4. Fazer download do Curriculum Vitae, preencher e encaminhar para o e-mail titulo@sbp.org.br. O CV é imprescindível para finalizar a inscrição. Baixe o modelo de Curriculum Vitae aqui.

 

Observações Importantes:

• As inscrições somente serão válidas se estiverem acompanhadas de toda a documentação exigida.

• Verificado, a qualquer tempo, que a inscrição recebida não atende a todos os requisitos estabelecidos neste documento, ou que contém qualquer declaração falsa ou inexata, a mesma será cancelada para todos os fins, mesmo que o candidato tenha sido aprovado.

• Toda declaração e/ou comprovante de conclusão deverá ser efetuada em impresso próprio da entidade emitente e com o nome legível do responsável sob a respectiva assinatura. Em caso de dúvida a comissão do título de especialista poderá exigir prova de autenticidade do documento reconhecida em cartório.

• A não integralização dos procedimentos de inscrição (pagamento da taxa de inscrição, entrega da ficha de inscrição devidamente preenchida, do currículo e dos certificados) implica em desistência do candidato e sua conseqüente eliminação do concurso.

• O candidato só estará habilitado a realizar as provas após análise e aprovação da documentação pela comissão do título. Cada candidato receberá um e-mail comunicando-o se está apto ou não a realização do concurso.

• Em casos de dúvidas quanto à documentação, a comissão de qualificação entrará em contato com o candidato, preferencialmente, via e-mail. Se não houver resposta, a secretaria da SBP fará três tentativas de contato via telefônico por três dias consecutivos, se não for possível contatar o candidato, a inscrição será cancelada.

• Será proibido qualquer tipo de consulta durante a prova, como a celulares, tablets, terceiros ou qualquer dispositivo eletrônico ou físico. O desrespeito a esta normal implicará na desclassificação imediata do candidato.

• Não haverá hipótese de segunda chamada ou justificativa de falta, sendo considerado eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma das provas.

• Qualquer candidato que necessite de condições especiais para realização do concurso deverá comunicá-la no ato da inscrição, para adequação da estrutura de aplicação da prova.

• Não haverá prorrogação de tempo previsto para a realização das provas em virtude de afastamento do candidato, por qualquer motivo, da sala de exame.

1 – Os candidatos que não são associados da Sociedade Brasileira de Patologia deverão enviar cópias simples dos documentos comprobatórios para a sede da SBP (Rua Topázio, 980 Vila Mariana – São Paulo/SP CEP 04105-063), ou digitalizadas por e-mail (titulo@sbp.org.br):

  •   Diploma de graduação;
  •   Certificado de residência médica;
  •   Comprovante de endereço;
  •   R.G;
  •   CPF;

2 – Na taxa de inscrição está inclusa a confecção e entrega do certificado em pergaminho, diretamente pela AMB.

3 – O certificado será entregue no endereço indicado no ato da inscrição, em um prazo médio de 90 a 120 dias. Após este prazo, contactar diretamente a AMB pelo telefone (11) 3178-6800.

Provas

O exame constará das seguintes provas

1. Prova teórica (valor total 10,0 pontos, peso 4)
Constará de 50 testes de múltipla escolha com 5 alternativas cada. O conteúdo abrangerá Patologia Geral, Especial, Patologia Cirúrgica e Citopatologia.

2. Prova de microscopia (valor total 10,0 pontos, peso 4)
Constará de casos de biópsias, peças cirúrgicas e exames citopatológicos (cérvico-vaginais, líquidos cavitários e punções aspirativas), sobre os quais poderão ser solicitados: descrição microscópica, hipótese diagnóstica principal, diagnósticos diferenciais e/ou técnicas a serem aplicadas para melhor elucidação do caso. Poderão ser incluídas colorações especiais e preparados de imunoistoquímica.

3. Prova de macroscopia/autópsia (valor total 10,0 pontos, peso 2)
Constará de imagens de macroscopia de peças de patologia cirúrgica e/ou necrópsias, com 20 testes de múltipla escolha com 5 alternativas cada. Poderão ser incluídas imagens microscópicas relevantes para cada caso.

 

Da Aprovação:

O candidato que obtiver média igual ou superior a 7,0 nas 3 provas será considerado aprovado.

O candidato que obtiver média igual ou superior a 7,0 em apenas 1 ou 2 provas será considerado aprovado, desde que a média ponderada final das 3 provas ([teórica x 4 + microscopia x 4 + macroscopia/autópsia x 2)]/10) seja igual ou superior a 7,0.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Título de Especialista ad referendum da diretoria da SBP.

 

Faça o download do edital 2020 aqui.

 

Inscreva-se

assinar a newsletter