Siga-nos nas redes sociais:

Questionário Eletrônico dos Médicos Patologistas

Prezados colegas,

A Sociedade Brasileira de Patologia tem se preocupado com a realização de procedimentos diagnósticos e exames preventivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Procuramos o Ministério da Saúde e, após várias reuniões desde 2016, conseguimos, em 2017, uma valoração dos procedimentos para a patologia mamária. No entanto muito resta a ser feito.

A preocupação com o diagnóstico tempestivo, para iniciar o tratamento das neoplasias, chegou ao governo federal e a gestão das verbas destinadas para a oncologia precisa ser mais efetiva. Após reunião entre a SBP, o Ministério da Saúde e o Tribunal de Contas da União (TCU), também preocupado com o atraso nos diagnósticos de câncer, foi elaborado um questionário para ser respondido pelos médicos patologistas.

Estas respostas darão subsídio para o TCU identificar oportunidades de melhorias no diagnóstico de câncer em pacientes atendidos pelo SUS.

Veja abaixo ofício do Tribunal de Contas da União e o link para o questionário.

Contamos com a colaboração de todos os médicos patologistas.

Desde já agradecemos.

Sociedade Brasileira de Patologia


tribunal.png

Pesquisa TCU – Auditoria na Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer

Prezado(a) Senhor(a),

O Tribunal de Contas da União (TCU) tem como missão aprimorar a administração pública em benefício da sociedade por meio do controle externo. Nesse sentido, o TCU vem realizando auditorias operacionais, buscando avaliar o desempenho de atividades e programas governamentais e contribuir para sua melhoria, por meio de recomendações direcionadas a órgãos e entidades jurisdicionados.

Atualmente, o TCU está realizando auditoria no Ministério da Saúde com o objetivo de avaliar a implementação da Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer, quanto ao acesso a serviços de diagnóstico, cuja tempestividade pode reduzir a mortalidade pela doença.

Na etapa atual do trabalho, estamos realizando pesquisa com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, associações de apoio a pacientes com câncer, estabelecimentos de saúde habilitados para prestar assistência oncológica pelo SUS (Cacons e Unacons) e médicos patologistas e radiologistas com o intuito de colher informações sobre as principais dificuldades encontradas pelos pacientes para que possam ter acesso aos exames necessários ao diagnóstico de câncer.

Gostaríamos de contar com sua valiosa contribuição, por meio da resposta ao questionário que se encontra no link abaixo, que subsidiará a identificação das principais oportunidades de melhoria existentes.

http://contas.tcu.gov.br/limesurvey/index.php/244142/lang-pt-BR

Ressaltamos que as respostas individuais são sigilosas e não serão divulgadas. O resultado de cada questão será divulgado apenas de maneira consolidada.

Em caso de dúvidas, contate com Miki, Simone ou Mariana pelo telefone (61) 3316-7333 ou pelo e-mail oncologia@tcu.gov.br.

Agradecemos, desde já, pela sua colaboração!

Atenciosamente,

Hiroyuki Miki
Coordenador da auditoria



Autor
Equipe SBP
Publicado em
2018/10/10
Compartilhe!
Voltar para o blog

assinar a newsletter