Científico

Patologista – O profissional do diagnóstico

Categoria: Científico Publicado por: admsbp Publicado em: 19/07/2016

Você sabe quem é o responsável pelo laudo do seu exame ou por analisar as biópsias pedidas por diversos tipos de médicos? Esse especialista ainda pouco conhecido pela maior parte da população é o patologista, um profissional fundamental para o exercício da medicina e para a manutenção da saúde da população. Ele trabalha em hospitais, laboratórios e universidades, realizando diagnósticos de doenças, analisando biópsias, órgãos e tecidos retirados dos pacientes, atuando, assim, em praticamente todas as áreas da medicina.

Para tanto, o patologista se dedica ao estudo da anatomia patológica, também chamada de anatomopatologia. Esta é a especialidade médica que estuda o funcionamento do corpo e a biologia das doenças que nos afetam, inclusive o câncer. Esse conhecimento dá ao médico patologista a capacidade de identificar a situação de órgãos e tecidos do paciente, obtendo os mais variados diagnósticos, tanto a olho nu como em microscópio.

Segundo o Dr. Felipe D’Almeida, patologista e secretário da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), o diagnóstico pode ser feito de várias formas, seja com a análise visual dos órgãos, a avaliação microscópica das alterações dos tecidos ou mesmo com métodos de identificação das proteínas celulares, analisando o DNA e RNA das células.

Todos esses exames, designados de anatomopatológicos, imunohistoquímicos e citopatológicos, são analisados apenas pelos patologistas, pois somente eles têm o conhecimento altamente especializado para o diagnóstico de doenças a partir desse estudo realizado com o material obtido por aspirações, esfregaços, biópsias e cirurgias. Por mais que muitos pensem que esses laudos são obtidos de forma automática por uma máquina, é um trabalho artesanal, em que o especialista seleciona de forma individual as amostras para estudo microscópico.

A Patologia é uma das áreas da medicina que mais tem se beneficiado nos últimos anos com a evolução da informática, da biologia molecular e do estudo dos genes. Hoje, com a ajuda de estudos complementares, na maioria das vezes genéticos e moleculares, esses médicos possuem cada vez mais informações sobre a história natural das doenças, entendendo suas causas, evolução e danos no corpo humano.

Como o patologista está nos bastidores da medicina, você pode não conhecê-lo. Ainda assim, ele desenvolve um papel fundamental não só realizando diagnósticos precisos que possibilitam aos outros médicos tomar as melhores decisões na conduta terapêutica. Mais do que isso, esse especialista atua melhorando nosso conhecimento sobre as doenças que nos afetam dia a dia, fazendo a ciência e a medicina avançarem para que cada vez mais pessoas tenham acesso à saúde e ao melhor tratamento possível.

Compartilhe FACEBOOK WHATSAPP EMAIL

Veja também

Notícias

Boletim 014/2021 – CEM COVID_AMB: A respeito da eficácia e da segurança das vacinas contra Covid-19

9 de junho de 2021 - Notícias
Notícias

Boletim 013/2021 – CEM COVID_AMB/ASBAI: Dosagem de Anticorpos Neutralizantes não deve ser utilizada na rotina médica como Marcadores de Proteção contra à COVID-19

9 de junho de 2021 - Notícias
Notícias

Relatório de Atividades SBP – Março/2021

9 de abril de 2021 - Notícias
Notícias

Relatório de Atividades SBP – Fevereiro/2021

9 de abril de 2021 - Notícias
Ver todas as matérias
Voltar ao topo