Siga-nos nas redes sociais:

Prof. Dr. Marco Antonio Cardoso de Almeida (Período de 2001-2003)

20079131647322001-2003Natural de Salvador – Bahia. Formou-se em Medicina em 1975 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. No ano de 1972 começou a freqüentar voluntariamente o Serviço de Anatomia Patológica/Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal do Hospital Universitário Professor Edgard Santos da UFBA chefiado pelo Prof. Zilton de Araújo Andrade, auxiliando em autópsias, participando e publicando trabalhos de iniciação cientifica e em colaboração com os professores. No ano de 1975 realizou parte de seu internato obrigatório no referido serviço e auxiliando voluntariamente no curso de anatomia patológica e patologia geral da Faculdade de Medicina da UFBA.

Durante os anos de 1976/1977 realizou seu período de Residência Médica no mesmo serviço e auxiliou nos cursos de graduação. No período de 1978 a 1981 realizou curso de pós-graduação em patologia humana e experimental da UFBA publicando trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros. Desde 1980 é professor do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal da UFBA nos cursos de patologia aplicada II (nefropatologia) e imunologia, tendo sido professor-auxiliar fundador deste último em 1982. Chefe do mesmo departamento por dois mandatos, chefe do serviço de anatomia patológica do UFBA/HUPES por seis anos, em dois mandatos, chefe da divisão técnica do referido hospital, vice-coordenador e coordenador em exercício do programa de residência médica do HUPES e supervisor do programa de residência médica em anatomia patológica. Sócio fundador da Sociedade de Patologia da Bahia e seu presidente por dois mandatos, quando registrou e regularizou legalmente a associação.

Chefe do Serviço de Anatomia Patológica da Maternidade Tsylla Balbino por dezoito anos. Médico-patologista do Hospital Espanhol por dez anos. Professor-assistente de patologia da Escola Bahiana de Medicina durante oito anos. Secretário-adjunto da SBP por dois mandatos e presidente do XXIII Congresso Brasileiro de Patologia, Salvador-Bahia, 2001. Atualmente é professor-adjunto IV do DAPML da UFBA, chefe do Serviço de Anatomia Patológica e Citopatologia do Hospital São Rafael e Conselheiro/Secretário da 1ª Câmara de Ética Médica do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (2003/2008).

assinar a newsletter