Siga-nos nas redes sociais:

Estudo da SIOP sobre câncer renal pediátrico conta com a participação dos patologistas

A SIOP (Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica), está desenvolvendo um estudo com o objetivo identificar o volume de blastema remanescente nas nefrectomias após quimioterapias em tumores pediátricos. O desenvolvimento das atividades no Brasil se dá por meio do Grupo Brasileiro de Tumores Renais (GBTR).

Para que o estudo tenha a amplitude necessária, a SIOP conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE). Uma série de instruções aos especialistas das áreas de patologia e oncologia pediátrica chegará já no início de 2018 por meio de formulários contendo os passos de tarefas que os patologistas devem inserir em seus procedimentos.

Para os patologistas, o formulário desenvolvido pela SIOP foi traduzido pela Dra. Isabela Werneck da Cunha e deverá ser encaminhado pelo cirurgião ou oncologista pediátrico junto da peça cirúrgica. Caso não receba o formulário, ele estará disponível nos sites da SOBOPE e da SBP.

A Dra. Beatriz Camargo, coordenadora do GBTR, escreveu em nome da instituição e da SOBOPE a Carta aos Patologistas formalizando o pedido de colaboração dos especialistas. Já o formulário preenchido, as lâminas dos casos e a cópia do laudo devem ser enviados para a Dra. Isabela no e-mail:  iwerneck0210@gmail.com .

 

 



Autor
Equipe SBP
Publicado em
2017/12/18
Compartilhe!
Voltar para o blog

assinar a newsletter