Siga-nos nas redes sociais:

Balanço – Terceiro dia do 31º CBP

Nos aproximando do final do 31º Congresso Brasileiro de Patologia, você pode conferir o balanço do primeiro (Veja AQUI) e do segundo dia do evento (Disponível AQUI). O terceiro dia do evento (04/11) contou com 11 sessões de atualização, também com aulas, discussões de caso e apresentações orais.

Além disso, a data também foi marcada pela realização da Assembléia Geral Ordinária, que trouxe a eleição da nova diretoria da SBP e sagrou Fortaleza como a sede da próxima edição do Congresso, em 2019. Ainda houve três Simpósios Satélites (Novartis, Agilent e EMS) e a Gincana dos Residentes, transmitida ao vivo pelo Facebook da Sociedade.

Confira alguns dos outros destaques:

– As Sessões de Graduação aconteceram pela manhã na Sala Ágata. Os temas abordados são: Aterosclerose e processos tromboembolíticos – experiência em um SVO e correlação com morte súbita, com a Dra. Geanete Pozzan, Quando é importante o Patologista reconhecer patógenos?, com Dr. Luiz Antônio Rodrigues de Freitas, e Neoplasias benignas e malignas na era das terapias-alvo e Medicina de Precisão, com Dr. Geraldo Brasileiro Filho.

– O convidado Wellington Cunha Cristini trouxe uma palestra sobre Segurança da Informação e seus atributos, na Sala Quartzo, para a Sessão Especial: Assuntos Profissionais.

– O Grupo Brasileiro de Estudos em Ginecopatologia (GINPato) se reuniu na Sala Pirita. A coordenação foi dos Drs. Gustavo Rubino de Azevedo Focchi, Leonardo Lordello de Melo e Louise De Brot.

– Durante todo o dia, a Sala Ágata recebeu a atualização em Patologia dos Ossos e Partes Moles. Foram seis aulas com temas como osteosarcomas e Sarcoma de Ewing, além de Encontro com o Especialista para discussão de três casos.

– Com a coordenação dos Drs. Emílio de Assis e Renato Lima, a Sala Pirita recebeu atualização sobre Acreditação e Controle de Qualidade Laboratorial. Os assuntos giraram em torno de implantação do PACQ, estágio atual dos acreditados e gestão laboratorial, com espaço para perguntas.

– Nesse terceiro dia de Congresso foram três Simpósios Satélite, todos das 13h às 14h. A Agilent apresentou o “A Blue Print for PD-L1 Testing – Development and Value of the PD-L1 22C3 Assay”, com o norte americano Dr. Kenneth J. Bloom (Sala Esmeralda). A Novartis trouxe os Drs. Felipe D’Almeida Costa e Lorena Pontes para falar de Neoplasias Mieloproliferativas Ph Negativas: Novas abordagens diagnósticas e terapêuticas (Sala Ágata). Finalmente, a Sala Granada trouxe os Drs. Marcos André e José Vassallo, falando sobre Biomarcadores em Imuno-Oncologia: PD-L1 da ciência à prática clínica, Simpósio da BMS.

– A atualização em Patologia Gastrointestinal aconteceu na Sala Quartzo, com coordenação das Dras. Luciana Rodrigues De Meirelles e Renata de Akmeida Condry. Entre os temas tratados estão o laudo anatomopatológico em câncer colorretal e Eosinófilos no trato gastrointestinal.

– O Dr. Oscar Lin, dos EUA, fala sobre a experiência com telecitologia do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, além de aula sobre aspectos gerais da Citologia. A Sala Esmeralda recebeu o tema durante o todo dia, com apresentação de cinco casos durante a tarde.

– Com convidados nacionais e internacionais, a Atualização em Uropatologia aconteceu na Sala Granada durante todo o terceiro dia do #CBPatologia2017. No total, foram oito aulas, além de Encontro com o Especialista, para discussão de casos.

– A Gestão Laboratorial foi destaque de aulas de atualização na Sala Quartzo. Os temas tratados foram: judicialização da Saúde na perspectiva do Patologista, com o Dr. Denis Itiro Kobayashi, Estrutura Organizacional, com Dr. Emílio Assis, e os caminhos da Patologia, com Dr. Renato Lima de Moraes Jr.

– Durante a tarde, a Sala Pirita recebeu a sessão de Temas Livres dos Médicos Residentes. Foram apresentados nove trabalhos de temas como a necessidade ou não de rastreamento da Síndrome de Lynch no câncer de endométrio, carcinomas metaplásicos da mama e expressão de FOX-P3 no infiltrado inflamatório intra e peritumoral de carcinomas renais.

– Para finalizar o dia, a Conferência Magna foi sobre Patologia Ambiental, com aula do Dr. Paulo Saldiva no tema “O meio ambiente e a saúde do homem”.

Você pode acompanhar as fotos do evento e a cobertura em tempo real pelo Facebook da SBP ou pela hashtag #CBPatologia2017



Autor
Equipe SBP
Publicado em
2017/11/05
Compartilhe!
Voltar para o blog

assinar a newsletter