26/8/2014 16:15:58 -  PICQ será reformulado

Diante da onda de transformações que vêm acontecendo na medicina brasileira, nas frentes política, econômica e científica, o PICQ, acompanhando tais transformações, será reformulado para os próximos anos. Há a necessidade de maior agilidade no programa, ao mesmo tempo em que existe uma expansão para as demais áreas da qualidade em Patologia, além do teste de proficiência em prol da valorização do patologista e seu papel na medicina e na sociedade. De início, serão feitas alterações no website, nas áreas de inscrição para a participação, tanto de pessoas físicas como jurídicas. Uma das principais alterações será o requerimento do número do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no CRM, que será verificado pela SBP.

Em primeiro lugar, essa exigência se faz para a valorização da nossa especialidade perante os colegas e ao CFM, que terá dados demográficos dos patologistas brasileiros de forma mais acurada, bem como para a SBP que, com isso, poderá manter um cadastro mais atualizado dos nossos associados. Segundo, para evitar que não patologistas inscrevam-se no PICQ e passem a ter nosso selo em laboratórios que não prestam assistência em Patologia diretamente, de acordo com a Resolução CFM Nº 2.074/2014, que disciplina responsabilidades dos médicos e laboratórios de Patologia em relação aos procedimentos diagnósticos de Anatomia Patológica.

A estrutura do PICQ está sendo analisada e o padrão de elaboração de questões será reformulado visando agilizar a navegação e a interação do participante com o site.

Outro aspecto importante é o lançamento da Acreditação em Controle e Garantia da Qualidade em Patologia, ainda sem nome definido, que tem por objetivo desenvolver diretrizes em controle e garantia da qualidade para os laboratórios de patologia.

Uma associação forte e ativa depende do engajamento dos seus associados. Juntos, conquistaremos um espaço mais digno para os patologistas brasileiros! Vamos nos valorizar e registrar nossos títulos para que a sociedade nos conheça!

Beatriz Hornburg

CRM: 5503-SC

PATOLOGIA - RQE Nº: 2450



Sociedade Brasileira de Patologia
Rua Topázio, 980 - Vila Mariana
São Paulo – SP
CEP: 04105-060
Fone: (11) 5080-5298