Siga-nos nas redes sociais:

Dia do Patologista 5 de agosto de 2011

Entenda mais sobre o patologista, esse profissional essencial para a comunidade médica e o que ele faz para fornecer o melhor diagnóstico e tratamento aos pacientes No dia 5 de agosto, é celebrado o dia do patologista.

Por meio de análises de lâminas em microscópios, eles conseguem diagnosticar com precisão exames como biópsias, necropsias e punções aspirativas. Com isso, permite que especialistas de outras áreas médicas indiquem o tratamento de acordo com cada paciente, evitando que muitas vezes sejam feitos procedimentos e cirurgias desnecessárias. Assim, cada vez mais eles integram equipes, principalmente em casos cirúrgicos.

Na biologia molecular, o patologista faz a análise do exame para detectar as alterações gênicas, por meio de exames conhecidos como FISH e PCR, enquanto a presença das proteínas é detectada pelo exame imuno-histoquímico. Outro papel importante que esse profissional desempenha, é nos transplantes de órgãos, onde ele avalia se existe a compatibilidade com o órgão a ser transplantado e, em caso de rejeição, realiza o exame histopatológico, para decidir os procedimentos adequados para solucionar o problema.

Há 57 anos, também no dia 5 de agosto, foi fundada a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), com o objetivo de congregar os patologistas, vem desde então se estruturando para ser uma entidade de classe ágil e investigativa com foco na qualidade nos laudos e técnicas da análise.

A SBP incentiva e apoia os eventos científicos para inovação e propagação da anatomopatologia em reuniões regionais, como as que acontecem em São Paulo, pela Associação dos Patologistas do Estado de São Paulo (APESP), em Santa Catarina, promovida pela Associação dos Patologistas do Estado de Santa Catarina (APESC), em Salvador, pelos patologistas da FIOCRUZ e no Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Estado (UFRJ).

Também promove anualmente o Congresso Brasileiro de Patologia, que reúne especialistas do mundo inteiro para o intercâmbio e atualização da especialidade. Este ano o Congresso será dos dias 11 a 15 de outubro, em Maceió (AL), junto com o Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Patologia.

Sobre a SBP A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) atua desde 1954 na defesa da atuação profissional dos patologistas, oferecendo oportunidades de atualização profissional e encontros para desenvolvimento da especialidade. Fundada no dia 5 de agosto de 1954, a SBP foi reconhecida pela Associação Médica Brasileira em carta de 24 de novembro do mesmo ano.

Desde sua instituição a SBP tem realizado inúmeros cursos (presenciais e on-line), congressos e eventos com o objetivo de elevar o nível de qualificação profissional. Para adquirir a competência necessária, o patologista passa por um treinamento de no mínimo 3 anos, onde estuda casos e realiza exames sob supervisão até sua formação ser completada.



Autor
Equipe SBP
Publicado em
2016/07/19
Compartilhe!
Voltar para o blog

assinar a newsletter